sábado, 25 de setembro de 2010

Uma história que não é contada

Objetivo:
 Demonstrar, ao longo da história, a contribuição inestimável da Igreja Católica para a construção de nossa civilização, nos campos da razão, arquitetura, agricultura, arte, música, ciências etc.

OS TEMPOS BÁRBAROS (400-1050)

 A civilização romana desaba com as invasões dos povos bárbaros.
 600 anos onde se formaram várias civilizações, uma verdadeira encruzilhada na História onde a Igreja serviu como GUIA ESPIRITUAL E MORAL de todos estes povos bárbaros que ocuparam a Europa.
 Nenhuma instituição ficou de pé, somente a Igreja Católica.
 A Igreja, através de seus bispos e missionários, dedicou-se à ação evangelizadora desses povos.
 Os pagãos acharam ALTAMENTE SIGNIFICATIVO o anúncio do Evangelho, das verdades cristãs.
 Os Bispos tiveram que assumir tarefas de ordem temporal, pois o Ocidente se achava debaixo das invasões bárbaras e os Imperadores, residentes em Bizâncio (Oriente), pouco se importavam com o povo que estava sofrendo no Ocidente.
 OS BISPOS tiveram que administrar os bens materiais de suas comunidades e protegiam, alimentavam e abrigavam as populações mais carentes.
 PAPA SÃO LEÃO MAGNO (magnífico): Romano, nobre e corajoso. Foi ao encontro do bárbaro Átila, rei dos Hunos, nas proximidades de um lugar chamado Mântua, em 452, convencendo-o a retornar e não destruir Roma e em 455, dirigiu-se ao rei dos vândalos, Genserico, que, atendendo, renunciou de também destruir Roma.
 Alguns Bispos defensores das populações e da civilização:
 São Paulino de Nola (353-431);
 São Máximo de Turim (465);
 São Agostinho de Hipona (430);
 São Hilário de Poitiers (315-367);
 São Pedro Crisólogo de Ravena (450) e muitos outros (S. Clemente de Roma, S.Justino, S.Irineu, S.Policarpo, S.Basílio Magno, S.Gregório Magno, S.Jerônimo, S. Columbão etc (sem mentira, sem violência e sem fraudes)
 FOI A IGREJA QUE SALVOU A CIVILIZAÇÃO DAS INVASÕES BÁRBARAS E ASSEGUROU A UNIÃO DOS HABITANTES DO IMPÉRIO ROMANO, JÁ DESTRUÍDO.
 Sem um governo forte no ocidente, os BISPOS pregavam o evangelho, administravam os bens das comunidades civis, lidavam com os bárbaros, protegiam e alimentavam os pobres, que não podiam fugir para o Oriente. Daí é possível entender porque a Igreja liderou o Ocidente.
Anexo: A LENDA

O general Aécio, o último dos romanos, já não podia deter Átila.
Quando Átila foi atravessar um rio chamado Núncio, viu um grupo de sacerdotes cristãos, paramentados, se aproximando.
Eram monges e diáconos empunhando cruzes e levantando ao alto OSTENSÓRIOS DOURADOS QUE BRILHAVAM COMO O SOL, cantando hinos e salmos.
No meio deles, um ancião de barbas brancas que orava, Leão Magno, Papa da Igreja.
Átila gritou: – Como te chamas?. – Leão, papa. Átila avançou com seu cavalo dentro do rio e o Papa foi ao seu encontro…
Não sabemos quais foram os argumentos que o papa usou, mas Átila desistiu de atacar Roma.
As lendas falam em intervenção sobrenatural. Átila teria visto, por trás de Leão, um personagem vestido de branco, como um sacerdote que lhe apontava uma espada. Para Deus nada é impossível…

 A IGREJA, NOS SEUS CONVENTOS, PROTEGEU A CULTURA E A ARTE.
 Impediu que a ANARQUIA (o caos) destruísse a Europa, reconstituiu as elites dirigentes (ordem), preparou o renascimento da Civilização, converteu reis bárbaros e preparou a fusão de raças DE ONDE NASCERIA A EUROPA.
 JESUS NÃO PROMETEU “QUE AS PORTAS DO INFERNO JAMAIS PREVALECERIAM CONTRA A IGREJA?” (Mt 16,18)
 A Igreja, durante estes 600 anos de luta, salvou o homem e a Civilização. Guardou toda a doutrina de Cristo e ainda salvou a Civilização.
 HISTORIADORES MUNDIAIS:
 Daniel Rops: “Foi a Igreja, unicamente a Igreja, quem preservou as possibilidades de luz. Graças à Igreja, bem tudo soçobrou”. “Ela soube amar os bárbaros que acabavam de derrubar o mundo romano; soube amar as almas violentas que Cristo chamava, e pacientemente, heroicamente, conseguiu conquistá-las para Ele” (vol II p.615)
 Joseph Maistre: “Nenhuma instituição humana durou dezoito séculos” (DR vol.II, p.617)
 Sem armas e sem violência, mas pela força da fé e pelo amor de Cristo.

O ensino e as Universidades da Igreja

 É calúnia dizer que a Igreja tinha o interesse em manter o povo na ignorância para dominá-lo; os fatos mostram o contrário, e contra fatos não há argumentos.
 No Concílio de Vaison (529) já se expunha por S.Cesário de Arles a necessidade de escolas no campo, e os bispos se dedicaram a isto.
 No 3o Concílio de Latrão (1179), em Roma, o Papa Alexandre III ordenou ao clero que abrisse escolas por toda a parte para as crianças, gratuitamente. Pelo menos cada diocese deveria ter uma escola.
 ESSAS ESCOLAS FORAM AS SEMENTES DAS UNIVERSIDADES QUE LOGO SURGIRAM: SORBONE (PARIS), BOLONHA (ITÁLIA), CANTERBURY (INGLATERRA), TOLETO E SALAMANCA (ESPANHA), SALERNO E RAVIERA (ITÁLIA), COIMBRA (PORTUGAL); LA SAPIENZA, OXFORD E ROMA.
 O ensino superior na Idade Média foi ministrado por iniciativa da Igreja. Ela foi a mãe das universidades. A razão e a fé sempre caminharam juntas na Igreja.
 Pela falta de instrumentos precisos, como computadores e balanças de precisão, os cientistas medievais procediam mais por dedução do que por indução, estando sujeito muitas vezes a erros. Os medievais julgavam que a Bíblia pode ser usada para questões científicas (mesmo que de boa fé) e, por falta de critérios, usavam-na para resolver problemas de ordem biológica, astronômica etc. Como no caso Galileu, no séc.XVII.
 Até 1440 foram criadas na Europa 55 universidades e 12 institutos de ensino superior, todas pela Igreja. (Direito, Medicina, Línguas, Artes, Ciências,Filosofia, Teologia, etc.

A Igreja desenvolvendo a tecnologia e a ciência

 Os monges, durante 1500 anos, salvaram a agricultura quando ninguém mais poderia fazê-lo. Devemos a restauração da agricultura de uma grande parte da Europa aos monges.
 No início do séc.XI, um monge chamado EILMER voou mais de 600 pés com um planador. Alguns anos depois, o irmão Francesco Lana-Terzi, um pe. Jesuíta tentou voar sistematicamente, ganhou um prêmio de honra sendo chamado de “o pai do avião”. Seu livro de 1670, “Prodromo alla Arte Maestra” foi o PRIMEIRO A DESCREVER A FÍSICA E A GEOMETRIA de um aparelho voador. Isto aconteceu muito antes de Santos Dumont.
 O primeiro relógio que se tem notícia foi fabricado pelo Papa Silvestre II (999-1003) para a cidade alemã de Mafgdeburg.
 Peter Lightfoot, monge do séc. XIV, de Glastonbury, construiu um dos mais antigos relógios e que existe até hoje em excelente condição no Museu de Ciência de Londres.
 A IGREJA NUNCA REJEITOU A CIÊNCIA, PELO CONTRÁRIO, NÃO ACEITA USAR SUAS DESCOBERTAS CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
 O ensino superior na Idade Média foi ministrado por iniciativa da Igreja. Ela foi a mãe das universidades. A razão e a fé sempre caminharam juntas na Igreja.
 Pela falta de instrumentos precisos, como computadores e balanças de precisão, os cientistas medievais procediam mais por dedução do que por indução, estando sujeito muitas vezes a erros. Os medievais julgavam que a Bíblia pode ser usada para questões científicas (mesmo que de boa fé) e, por falta de critérios, usavam-na para resolver problemas de ordem biológica, astronômica etc. Como no caso Galileu, no séc.XVII.

Impressionante o número de padres cientistas na Idade Média(exemplos).

 Roger Bacon, monge franciscano (1214-1294) – criou máquinas a vapor, navios mecânicos, carruagens, os óculos… Muitos “iluminados” usaram esses óculos para escrever discursos contra a Igreja, acusando-a de impedir o avanço da Igreja. Que paradoxo!
 Cardeal Nicolau de Cursa – Antes de Copérnico, assegurou que a Terra não era o Centro do Universo. Antes de Copérnico, disse que o espaço é infinito.
 Papa Silvestre II (994-1003)- matemático, introduziu o sistema numérico arábico (1,2,3…) no lugar do romano (I,II,III,IV…). Mas só 200 anos mais tarde aproveitaram suas idéias. Seu corpo encontra-se incorrupto. Projetou um órgão musical a vapor na Catedral de Reims. Inventou diversas máquinas hidráulicas, como o relógio de pêndulo. Foi muito questionado por causa do seu avanço científico, porque é próprio da condição humana o medo diante do desconhecido, assim como aconteceu com Galileu.
 Pe.Nicolau Steno (1638-1686) – pai da estratigrafia, o estudo das camadas da Terra.
 Pe. Leon Battista Alberti (1404-1472) – desenvolveu a ciência da Óptica.

Idade Média foi uma Idade das trevas?(476-1453)

 A Idade Média, fruto do trabalho da Igreja em muitos séculos junto aos bárbaros, jamais foi uma “idade das trevas.”
 A “Idade das trevas” começa mesmo na Revolução iluminista, onde se pretendeu eliminar Deus, tempos depois.
 Na Idade Média, a ciência estava associada ao respeito a Deus e à pessoa humana. Após 1789, com a Revolução Francesa, o ATEÍSMO invadiu a sociedade e o progresso da ciência passou a estar quase sempre ligado à ganância e à vanglória.
 POR QUE A IDADE MÉDIA TEVE SEUS MALES? Pela mesma razão de hoje: a fragilidade humana. Nunca houve guerras tão cruéis como as 2 guerras mundiais do nosso século XX e regimes tão sangüinários como o nazismo e o comunismo. A 1a Guerra matou mais de 10 milhões, a 2a, 50 milhões. E isto foi no século XX.
 A Revolução Francesa (1793-1794-1 ano) matou mais do que toda a Id.Média em 600 anos. Milhares de católicos foram assassinados pela Guerra Civil Espanhola(1936) e Mexicana(1929). O nazismo assassinou 6 milhões de judeus (pelo menos 2mil padres católicos) e o comunismo ateu levou à morte 100 milhões de pessoas.
 O historiador agnóstico Will Durant (1950) defende a Igreja: “A causa básica da regressão cultural não foi o Cristianismo, mas o barbarismo, não a religião, mas a guerra. Talvez a destruição tivesse sido pior se a Igreja não tivesse mantido ALGUMA ORDEM na civilização decadente.”
 A historiadora Régine Pernoud, especialista em estudos medievais, premiada internacionalmente, consagrada como uma das mais notáveis conhecedoras da Idade Média. Sobre os cidadãos da Idade Média, ela escreve:
 “Do conjunto sobressai uma confiança na vida, uma alegria de viver de que não encontramos equivalente em mais nenhuma civilização. Essa espécie de fatalidade que pesa sobre o mundo antigo, esse teor do Destino, deus implacável ao qual os próprios deuses estão submetidos, o mundo medieval ignorou-a totalmente” (1997)

Católicos após a Idade Média

 Louis Pasteur, de Sorbonne – pai da microbiologia
 Edward Milikan – descobriu a carga do elétron
 Descartes e Galileu morreram como bons cristãos com todos os sacramentos
 Leibiniz escreveu uma “Teodicéia” contra o ATEÍSMO.
 Pe. Cristóforo Clavio – fez manuais de Aritmética, Geomatria, Álgebra e Astronomia.
 Pe. Scheiner (1573-1650) – Descobriu as manchas solares antes que Galileu. Construiu o primeiro telescópio.
 Pe. Atanasius Kirchner – pai da Geologia Moderna.
 Pe. João Batista Riccioli – destaque na Física e grande astrônomo, escreveu uma enciclopédia sobre astronomia (não é astrologia!)
 Pe. Ângelo Secchi (1818-1878) – pai da Astrofísica.
 Pe.GEORGES HENRI JOSEPH ÉDUARD LEMAITRE
 Propôs a teoria do Big-bang da origem do universo, como o nome de “Hipótese do 1o Átomo”. Afirmou que o universo está em expansão. Sua hipótese dizia que todo o universo estava comprimido em um átomo chamado “átomo primordial” ou “ovo cósmico”.
 Mais tarde, George Gamow desenvolveu esta teoria, NÃO A CRIOU, que foi sarcasticamente chamada de Big-bang durante uma transmissão de rádio.

Anexo: Louis Pasteur, de Sorbonne – pai da microbiologia

“Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices? Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?- respondeu o senhor. Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso. – afirmou categoricamente o jovem. É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia? – indagou o idoso. Bem,- respondeu o universitário,- como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência. O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, sentindo-se pior que uma ameba. No cartão estava escrito: Professor Doutor LOUIS PASTEUR Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França. “UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS. MUITO, NOS APROXIMA”. (Louis Pasteur)

A Caridade da Igreja

 Maior instituição de caridade no mundo!
 Por exemplo: 25% das obras que cuidam de aidéticos em todo o mundo são mantidas pela Igreja Católica.
 Incontáveis hospitais, sanatórios, escolas para crianças carentes, asilos, creches etc espalhadas em todo o mundo!
 Na época em que a lepra foi um grande mal, nó na Europa e Ásia haviam 3000 leprosários católicos.
 Durante 2000 anos, 20 séculos de existência, ninguém como a Igreja socorreu tanto os pobres, órfãos, viúvas e doentes, como ainda hoje fazem, por exemplo, as irmãs de Madre Teresa de Calcutá.
 É inegável, nenhuma instituição no mundo ocidental fez e faz tanta caridade como a Igreja Católica, infelizmente isto parece não ser importante para os que guardam ressentimentos contra ela.

Fontes utilizadas e que merecem ser estudadas a fundo:

UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA – Prof. Felipe Aquino – Editora Cleófas
CIÊNCIA E FÉ EM HARMONIA – Prof. Felipe Aquino – Editora Cleófas

0 comentários:

Postar um comentário