domingo, 24 de outubro de 2010

"Ânimo, África, levanta-te!"

Fieis e bispos africanos participaram de um Sínodo sobre a África. Apresentamos algumas frases de Bento XVI e uma entrevista de Florence Oloo, consultora do Sínodo e vice-reitora da Strathmore University.


15 de novembro de 2009

FLORENCE OLOO, VICE-REITORA DA STRATHMORE UNIVERSITY

Florence Oloo é vice-reitora da Strathmore Uniersity, uma universidade em cuja origem está a mensagem de São Josemaria Escrivá. Recentemente, o Santo Padre convidou-a a participar, como consultora, do Sínodo sobre a África, celebrado no Vaticano.

Opus Dei -
A professora Oloo estudou Química no Kenya, e obteve o doutorado com uma tese no campo da Eletroquímica. “Quando vou aos colégios para animar as meninas a não abandonar os estudos, digo-lhes: Ânimo, podemos! Uma mulher pode ir longe na África!”.

Sobre o Sínodo, disse que “tentei trazer minha experiência como pesquisadora e professora universitária em um país africano. Da mesma forma, talvez, como mulher, tenha conseguido trazer uma visão que veio enriquecer o debate”.

A ação dos cristãos no continente marcará, segundo Oloo, o futuro da África: “Graças a Deus, a Igreja na África cresceu, nos últimos 15 anos, a passos de gigante. É, sem dúvida, uma boa notícia, que vem cheia de novas responsabilidades: nós os cristãos precisamos viver uma profunda vida de fé e realizar nosso trabalho de acordo com a doutrina social da Igreja”.

Oloo leva uma recordação do Papa – sua fé no continente africano: “Como o Papa Bento XVI nos disse na Missa de inauguração do Sínodo, a África é um enorme ‘pulmão espiritual’. Isto resume tudo. Ao mesmo tempo, nos alertou sobre os possíveis vírus que podem debilitar este pulmão: o materialismo e os fundamentalismos”.

Florence volta para o Kenya convencida de que o futuro da África resume-se em uma só palavra: “Educação”.

Opus Dei -
Vídeo-entrevista de Florence Oloo:
http://www.youtube.com/watch?v=u94s1eK2Kr0

Website da Strathmore University:
http://www.strathmore.edu/

* * *


PALAVRAS DE BENTO XVI AO ENCERRAR O SÍNODO DA ÁFRICA

“Levanta-te, Igreja que está na África, família de Deus, porque o Pai celestial te chama, aquele a quem teus antepassados invocavam como Criador, antes de conhecer sua intimidade misteriosa, que se revelou em seu Filho unigênito, Jesus Cristo”.

Opus Dei -
“A urgente ação evangelizadora, da qual se tem falado muito nestes dias, comporta também um forte chamado à reconciliação, condição indispensável para instaurar na África relações de justiça entre os homens, para construir uma paz justa e duradoura”.

“Nesta missão comprometida, tu, Igreja peregrina na África do terceiro milênio, não estás só. Toda a Igreja católica está, de fato, próxima de ti, com a oração e a solidariedade, e, do céu, acompanham-te os santos e as santas africanas, que, com a vida, às vezes até o martírio, deram testemunho de plena fidelidade a Cristo”.

“Ânimo! Levanta-te, continente africano, (...) acolhe com renovado entusiasmo o anúncio do Evangelho, para que o rosto de Cristo possa iluminar com seu esplendor as inúmeras culturas e linguagens de tuas populações”.

“Ao mesmo tempo em que oferece o pão da Palavra e da Eucaristia, a Igreja se empenha em trabalhar, com todos os meios disponíveis, para que a nenhum africano falte o pão cotidiano. Por isso, simultaneamente à obra de maior urgência da evangelização, os cristãos intervêm ativamente na promoção humana”.
Fonte: Site Opus Dei

0 comentários:

Postar um comentário