sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Caso Galileo


Por francisco razzo, 14 de julho de 2010 15:43
Felizmente vem sendo divulgada uma série de textos e vídeos sobre a verdadeira polêmica entre Galileu e a Igreja. Um dos mais importantes lançados recentemente no Brasil foi Galileu: Pelo copernicanismo e pela Igreja de Annibale Fantoli. Ou obras como Galileo, Science and the Church de Jerome J. Langford. e Galileo: Heretic de Pietro Redondi.
A imagem tosca e romantizada de um Galileu pintado como mártir da Ciência, que lutou contra a obscuridade de uma época liderada pela ignorância da Igreja Católica caiu por terra, apesar da insistência do mercado editorial em publicar obras ridiculamente tendenciosos, no entento essa imagem, hoje, só continua habitar a mentalidade de um bando de presunçosos anti-cristãos que desconhece história, história medieval e, sobretudo, história da ciência.
Qualquer pessoa bem informada sabe que o caso de Galileu não tem nada a ver com a imagem propositadamente pintada  sobre o conflito entre Fé e Ciência. Essa é mais uma mentira inventada a fim de ridicularizar o Cristianismo como um todo. Artimanha suja, estratégia estúpida de quem não está nenhum pouco interessado com a verdade histórica.
Galileu, sempre foi homem Católico e homem de Ciência. E suas descobertas científicas sempre estiveram a serviço da Igreja, que sempre o apoiou. O conflito, na verdade, se deu no âmbito pessoal e por razões que nada tem exatamente com ciência diante da fé. Galileu nunca foi contra os Dogma da Igreja e a Igreja nunca condenou Galileu por ele ter ido contra seus Dogmas. Galileu não morreu queimado,  não foi torturado ou morto pela Inquisição.

0 comentários:

Postar um comentário