terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Christopher Dawson

Image

Assim escreveu Christopher Dawson, historiador da cultura e teórico da educação. Nascido no País de Gales no fim do século XIX, Dawson teve cátedras eméritas no University College, Exeter, na Universidade de Liverpool e se tornou o primeiro Professor de Estudos Católico-Romanos, da cátedra patrocinada pelo milionário e filantropo Chauncey Stillman na Universidade de Harvard, onde permaneceu até 1962. Faleceu em Devon, na Inglaterra em 1970.
Dawson começou sua carreira brilhante com o livro A idade dos deuses (The Age of Gods) em 1928. Defendia que a base de cada cultura estava na religião. Essa crença no papel formativo da religião no passado e no presente da Europa ocupou um lugar preeminente na produção acadêmica de Dawson, até mesmo nas prestigiosa série de palestras Gifford, ministradas em Endimburgo nos anos de 1947 e 1948, posteriormente publicadas como A religião e a ascenção da cultura ocidental (Religion as the Rise of Western Culture).
Para Dawson, a Europa foi uma criação cristã. Como “meta-historiador”auto-proclamado, buscou as grandes questões e derivou conclusões de amplo alcançe. Defendeu um ambicioso programa de estudo de História e do desenvolvimento da cultura cristã, análogo ao velho estudo humanista da cultura clássica. Como observou Dawson: “O essencial não é abarrotar os alunos com um conhecimento completo da história da cultura cristã, mas introduzi-los no assunto, de forma que minimamente percebam a existência de um todo, antes de que estejam comprometidos, de forma irrecuperável, com o estudo especializado de uma parte ou da partícula de uma parte.”
“Creio que o estudo da cultura cristã seja o elo perdido, que é essencial ser fornecido, caso a tradição da educação e cultura ocidentais devam sobreviver, pois somente por esse estudo que podemos entender como a cultura ocidental veio a existir e quais são os valores essenciais que ela defende.”

0 comentários:

Postar um comentário