quarta-feira, 23 de março de 2011

Recopilação de Mensagens de João Paulo II sobre a paz e o terrorismo


Um ano após o 11 de setembro: " Violência nunca mais! Guerra nunca mais! Terrorismo nunca mais! Em nome de Deus, que todas as religiões tragam à terra Justiça e Paz, Perdão e Vida, Amor!"
Cidade do Vaticano (Agência Fides) - 11 de setembro de 2001: 11 de setembro de 2002: um ano com João Paulo II pela paz entre os homens e a harmonia entre as religiões 11 de setembro de 2001 - Telegrama ao Presidente Bush "Impressionado com indizível horror pelos desumanos ataques terroristas... urge-me expressar ao Senhor e seus concidadãos minha profunda dor e minha proximidade na oração...Rogo a Deus para que ajude ao Senhor e ao povo americano, nesta hora de sofrimento e de provação"
12 de setembro de 2001: Audiência Geral na Praça de São Pedro "Ontem foi um dia escuro na história da humanidade, uma terrível afronta à dignidade do homem...Mas a fé nos sai ao encontro nestes momentos nos quais qualquer comentário parece inadequado...Embora a força das trevas pareça prevalecer, o fiel sabe que o mal e a morte não têm a última palavra"
(Texto completo)
13 de setembro de 2001: Discurso ao novo embaixador dos Estados Unidos na Santa Sé "Neste momento de luto nacional...quero garantir pessoalmente minha profunda participação na dor do povo americano e minha sentida oração pelo Presidente, pelas autoridades civis e pelos que trabalham nas operações de salvamento"
(Texto completo)
16 de setembro de 2001: Ângelus no término da Santa Missa celebrada em Frosinone "Que a Virgem leve consolo e esperança a quantos sofrem por causa do trágico atentado terrorista... Maria acolha os defuntos, console os sobreviventes, proteja as famílias particularmente atingidas, e nos ajude a não cair na tentação do ódio e da violência"
(Texto completo)
19 de setembro de 2001: Audiência Geral na Praça São Pedro "Vos convido a rezar nestes dias para que Deus Onipotente guie a mente e o coração dos responsáveis pelo mundo de maneira que prevaleçam os caminhos da justiça e da paz"
(Texto completo)
23 de setembro de 2001: - Ângelus ao término da Santa Missa celebrada em Astana, Cazaquistão "Desejo fazer um fervoroso chamado a todos, cristãos e seguidores de outras religiões, para que cooperem para edificar um mundo sem violência, um mundo que ame a vida e se desenvolva na justiça e na solidariedade. Não devemos permitir que o que aconteceu conduza à exasperação das divisões. A religião não pode ser usada nunca como motivo de conflito".
(Texto completo)
10 de outubro de 2001: Aos peregrinos de língua inglesa presentes na Audiência Geral "Convido a todos a rezar pela paz e a trabalhar para edificar um mundo sem, baseado no respeito da dignidade de todos os seres humanos"
(Texto completo)
11 de outubro de 2001: Na X Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos "A um mês dos desumanos ataques terroristas...confiemos, uma vez mais, à eterna misericórdia do Deus de nossos pais, as inúmeras vítimas inocentes. Peçamos consolação e consolo para seus familiares e parentes, prostrados pela dor...imploremos para todos os homens de boa vontade, tenacidade e perseverança para perseguir os caminhos de justiça e de paz"
14 de outubro de 2001: Oração do Ângelus "Com motivo da atual situação internacional, convidei as pessoas e as comunidades a que rezem o Rosário pela paz. Renovo hoje também este convite, destacando que o Rosário é contemplação de Cristo em seus mistérios, em íntima união com Maria Santíssima"
(Texto completo)
3 de novembro de 2001: Mensagem à Conferência da FAO "Após os terríveis acontecimentos de 11 de setembro, deu início a amplos debates sobretudo ao que se refere à justiça e à urgência de remediar as injustiças. Em uma perspectiva religiosa, a injustiça é o desequilíbrio radical onde o homem se rebela contra Deus e contra seu próprio irmão".
(Texto completo)
6 de novembro de 2001: Em "Pope John Paul II Cultural Center" de Washington "Os trágicos acontecimentos que estremeceram a comunidade internacional durante os últimos dois meses nos fizeram, mais uma vez, conscientes da fragilidade da paz e da necessidade de edificar uma cultura de diálogo e de cooperação respeitosa entre todos os membros da família humana".
(Texto completo)
9 de novembro de 2001: Ao Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso "Diz-se que assistimos a um autêntico conflito entre religiões...Entretanto, isso significaria falsificar a própria religião...Quando nascem conflitos, a paz pode ser unicamente o resultado de um processo de reconciliação, e isso requer humildade e generosidade".
(Texto completo)
10 de novembro de 2001: A uma delegação de Bombeiros de Nova York "Dou calorosas boas-vindas à delegação do Departamento de Bombeiros de Nova York, muitos dos quais perderam a vida no ataque terrorista de 11 de setembro. Deus Onipotente conceda às famílias atingidas consolo e paz, e a vós, a força e o valor necessários para prestar vosso grande serviço a vossa cidade"
(Texto completo)
9 de dezembro de 2001: Ângelus "Na atual situação internacional, tão complexa, a humanidade está chamada a mobilizar suas melhores energias para que o amor prevaleça sobre o ódio, a paz sobre a guerra, a verdade sobre a mentira e o perdão sobre a vingança."
(Texto completo)
10 de janeiro de 2002: Discurso ao Corpo Diplomático Credenciado na Santa Sé "A luta legítima contra o terrorismo da qual os odiosos atentados do dia 11 de setembro são a expressão mais feroz, voltou da dar a palavra às armas. Perante da bárbara agressão e aos massacres, coloca-se, não apenas a questão da legítima defesa, mas tam´bem a dos meios mais adequados para erradicar o terrorismo, como também a da busca das causas que estão na origem de ações similares, e as das medidas a serem tomadas para dar início a um processo de "cura", que permita superar o medo e evitar que o mal se acrescente, e à violência, mais violência."
25 de janeiro de 2002: Empenho pela paz junto aos líderes religiosos do mundo "Violência nunca mais! Guerra nunca mais! Terrorismo nunca mais! Em nome de Deus, que todas as religiões tragam à terra Justiça e Paz, Perdão e Vida, Amor!"
22 de maio de 2002: Encontro com os representantes das religiões em Baku, Azerbaijão "Desde este país, que conheceu e conhece a tolerância como valor preliminar de toda sã convivência civil, queremos gritar ao mundo: Chega de guerra em nome de Deus! Chega de profanação de seu santo nome!... Enquanto tiver voz, gritarei: "Paz, em nome de Deus!."
(Texto completo)
21 de julho de 2002: Ângelus "Os trágicos acontecimentos de 11 de setembro do ano passado e do conflito na Terra Santa têm projetado sobre o mundo uma sombra escura. Mas Jesus exorta seus discípulos a não ter medo... Os jovens cristãos, que se encontrarão em Toronto, estão dispostos a responder a Cristo: Aqui estamos!"
(Texto completo)

0 comentários:

Postar um comentário