sábado, 19 de março de 2011

Reportagem do Estadão sobre a cartilha esquerdista de Mário Schmidt

Em dez anos, 20 milhões de alunos usaram livro polêmico
São Paulo - A coleção de livros didáticos Nova História Crítica, do autor Mario Schmidt, já foi usada nos últimos dez anos por mais de 20 milhões de estudantes no país. O livro foi rejeitado neste ano pela avaliação do MEC (Ministério da Educação) e tem sido acusado de veicular propaganda ideológica.
Segundo a Editora Nova Geração, responsável pela publicação, foram comprados e distribuídos a escolas de todo o país 9 milhões de exemplares nos últimos anos. Como o governo só compra livros didáticos a cada três anos, o exemplar deve ser repassado para os colegas mais novos duas vezes, ou seja, é usado por três alunos.
Segundo o ministério, 50 mil escolas receberam a coleção desde 1998. Na compra feita pelo MEC em 2005, ela representava 30% - a maior parte - do total de livros de história escolhidos. A opção pelo livro é feita pelos próprios professores a partir de um guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) do MEC. Nele, há uma avaliação de especialistas de universidade federais contratados para o serviço.
"Esse livro é o maior sucesso do mercado editorial didático dos últimos 500 anos", diz o editor da Nova Geração, Arnaldo Saraiva. Na quarta-feira (19), a editora e o autor divulgaram carta conjunta sobre o artigo do jornalista Ali Kamel publicado no jornal "O Globo", na terça-feira (18), que transcreveu trechos da coleção. "Não publicamos livros para fazer crer nisso ou naquilo, mas para despertar nos estudantes a capacidade crítica de ver além das aparências e de levar em conta múltiplos aspectos da realidade", diz o comunicado. Procurado, Schmidt não quis dar entrevistas.
Incoerência metodológica
A coleção, com livros para alunos de 5ª a 8ª séries, menciona que a propriedade privada aumenta o egoísmo e o isolamento entre as pessoas e que o MST (Movimento dos Sem-Terra) se tornou um importante instrumento na luta pela justiça social no Brasil. Além disso, critica o acúmulo de capital da burguesia e faz elogios ao regime cubano.
"O problema do livro do Schmidt é que ele não propõe um debate historiográfico, além das incorreções e do preconceito", afirma o professor de metodologia de ensino de história da pós-graduação da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Alexandre Godoy.
Ele diz ainda que as incorreções identificadas pela equipe de avaliação do PNLD na coleção Nova História Crítica, como "erro conceitual", "doutrinação ideológica" e "incoerência metodológica" também aparecem na maioria dos livros didáticos recomendados pelo MEC. "Não existe um livro ideal, livre de ideologia", afirma Godoy.

0 comentários:

Postar um comentário