quinta-feira, 3 de março de 2011

Tchecos comemorarão santa que fez comunismo cair

ZP11030302 - 03-03-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-27398?l=portuguese
Inaugurado no país um ano jubilar de Santa Inês de Praga

PRAGA, quinta-feira, 3 de março de 2011 (ZENIT.org) - Santa Inês de Praga foi canonizada cinco dias antes do início da Revolução de Veludo, que causou a queda do comunismo na Tchecoslováquia.
A santa é muito venerada pelos seus conterrâneos, devido à sua grande caridade com os necessitados e à sua intercessão nos momentos difíceis do país.
O Papa João Paulo II a canonizou no domingo, 12 de novembro de 1989. Na sexta-feira anterior, a polícia reprimiu uma manifestação estudantil em Praga, o que provocou mais manifestações. Em 28 de novembro, o Partido Comunista da Tchecoslováquia anunciou que abandonaria o poder.
Inês de Praga é um símbolo no país: a santa que ajudou a derrubar o regime comunista.
O arcebispo de Praga, Dominik Duka, inaugurou o Ano Jubilar de Santa Inês no dia 23 de fevereiro, em comemoração aos 800 anos de seu nascimento.
Inês (1211-1282) era filha do rei tcheco Přemysl Otakar I e de Constança da Hungria. A princesa religiosa é venerada na República Tcheca não só por sua importância histórica (tanto em vida como após a morte), mas também porque é um modelo de comportamento na atualidade.
O ano inaugurado pelo arcebispo Duka incluirá eventos como palestras acadêmicas, concertos e concursos.
O ano de Santa Inês de Praga terminará com uma exposição única intitulada "Santa Inês de Praga: princesa e religiosa", que será inaugurada nas instalações do mosteiro de Santa Inês de Praga, em 25 de novembro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário