domingo, 10 de abril de 2011

Sudão: bispo diz que violência não deterá independência


ZP11040805 - 08-04-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-27692?l=portuguese
Pede promoção da educação para formar a sociedade

CARTUM, sexta-feira, 8 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O bispo auxiliar de Cartum afirma que a violência que já custou centenas de vidas não impedirá os planos de independência do Sul do Sudão.
Há relatos de centenas de mortes nas últimas semanas devido a conflitos entre os rebeldes e o Exército do Sul do Sudão, enquanto a região se prepara para tornar-se Estado independente em julho.

O bispo auxiliar Daniel Adwok Kur contou a ‘Ajuda à Igreja que Sofre’ (AIS) que tem havido uma grande quantidade de episódios de violência no contexto do referendo de janeiro, em que 98% da população do Sul do Sudão votou pela independência do Norte.

O bispo chamou o governo a abordar as causas do conflito desde a raiz. “Seria melhor sentar e discutir as questões. Temos de perguntar às pessoas qual é a raiz da tensão”.

Dom Adwok assinalou a necessidade de ajudar milhares de refugiados que estão viajando de Norte para o Sul. Estima-se que 750.000 pessoas chegaram ao Sul da nação desde o agosto passado.

O bispo considera que a prioridade é trabalhar com a população no âmbito da educação.

“A Igreja sempre reconheceu que a formação humana e a educação estão no coração da formação de uma sociedade sadia. A promoção de escolas com uma clara identidade cristã é muito importante tanto para o Sul quanto para o Norte”.

O prelado destacou que, apesar de muitas famílias estarem deixando Cartum (região Norte), algumas permanecem em suas casas com a esperança de que o governo de caráter islamita não mantenha as políticas anti-cristãs.

0 comentários:

Postar um comentário