sexta-feira, 21 de abril de 2017

Disciplina

Pensadores como Foucault veem a disciplina como estrutura de poder de dominação das elites opressoras, como alienação pela manipulação do sujeito. Contestam, por exemplo, a disposição dos alunos em fila, as regras disciplinares em geral como "adestradoras" dos corpos e todos os mecanismos sociais disciplinadores... o "poder disciplinador" como "jogo moderno das coerções sobre os corpos, os gestos, os comportamentos" (Foucault, Vigiar e Punir, p.170).
Ideias como estas estão destruindo a educação, formando uma geração de jovens "conscientizada" dos seus direitos, mas sem a contrapartida da responsabilidade, sem o comprometimento com os seus deveres, uma geração contestadora, crítica, de tudo, sem discernimento da verdade e dos bons princípios morais como formadores do caráter.
Sem a prática das virtudes, sem a disciplina, o respeito e a obediência a sociedade caminha para a exacerbação dos conflitos, a desordem, o caos, que não serão eliminados com discursos utópicos, falaciosos e vazios.

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