domingo, 3 de dezembro de 2017

IDEOLOGIAS MODERNAS...

Três ideologias modernas, nos últimos duzentos anos, descristianizam, dessacralizam e tiram do imaginário popular a noção da transcendentalidade da vida, desumanizando a pessoa. São ideologias imanentistas, que acreditam na construção da sociedade perfeita, o paraíso terrestre. São elas: o liberalismo, o comunismo e o marcusianismo.
O liberalismo, originário do Iluminismo e da Revolução Francesa, antireligioso, laicista, destronou Deus e entronizou a razão, o homem como a divindade suprema. Fundado no lema  "liberdade, igualdade e fraternidade" criou a democracia liberal, onde a política e o Estado assumiram o pretenso papel de  redentores,  de salvadores, parâmetros da verdade e da moralidade. O liberalismo construiu a "ditadura do relativismo", os subjetivismos modernos, relegando a verdade e o bem aos caprichos e aos juizos individualistas, interesseiros e utilitaristas.
O comunismo, criado por Marx e Engels, difundido em diversas vertentes, como o fabianismo e o gramscismo, criou a ideia da construção do paraíso na terra, um mundo igualitário, sem classes, controlado pela ditadura coletivista. A cultura comunista, fundada no materialismo histórico e na luta de classes, no coletivismo e na submissão das instituições ao Estado, tornou-se hegemônica, conquistou os corações e as mentes, pela via cultural, dominando as universidades, a educação e a mídia.
O marcusianismo, de Herbert Marcuse, teórico da Escola de Frankfurt, inspirado no pensamento de Marx, de Nietzsche e Freud, encontrou nas democracias liberais o espaço perfeito para a revolução, pela via da liberalização dos costumes, da revolução sexual, acampada pelos feminismos, pelo capital financeiro, pelos "progressistas", desconstruindo a moralidade cristã, grande pilar da civilização ocidental.

0 comentários:

Postar um comentário