terça-feira, 12 de abril de 2011

Átrio dos Gentios: longe do ateísmo prático da ironia

ZP11041207 - 12-04-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-27721?l=portuguese
Cardeal Ravasi avalia primeiro encontro


ROMA, terça-feira, 12 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O Átrio dos Gentios foi um encontro de elevado nível que permitiu um confronto com figuras de alto perfil, longe do ateísmo prático da banalização e da ironia. O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, fez essa consideração na sexta-feira passada, em um balanço da iniciativa realizada pelo seu dicastério vaticano em Paris.
O cardeal interveio na Sala de Imprensa vaticana para discutir a participação da Santa Sé na Feira Internacional do Livro de Santo Domingo, a ser realizada no Parque de Cultura da capital da República Dominicana, de 4 a 22 de maio.
Durante a conferência, o cardeal Ravasi confessou estar "feliz" pelo fato de que os não-crentes foram convidados ao encontro inter-religioso de Assis, previsto para 27 de outubro deste ano, na cidade natal de São Francisco, para comemorar o 25º aniversário da primeira reunião histórica com líderes religiosos do mundo inteiro, convocada em 1986 por João Paulo II.
O Átrio dos Gentios é uma iniciativa de diálogo entre crentes e não-crentes, fortemente desejada pelo Papa Bento XVI e inaugurada em 24 de março, em Paris, com uma sessão de dois dias na sede da UNESCO e em lugares simbólicos do espaço leigo, sobre o tema "Iluminismo, religião, razão comum", para reafirmar que a fé e a teologia estão entre os maiores vetores do conhecimento e da cultura.
Da cidade símbolo do laicismo
O cardeal Ravasi disse que o resultado positivo em Paris não era uma certeza e que a cidade foi escolhida por ser "a cidade simbólica do laicismo quase absoluto". Nas discussões que tiveram lugar entre a atmosfera de Notre Dame e as sedes institucionais, afirmou o cardeal, "eu percebi que o diálogo foi muito mais aberto do que na Itália".
O cardeal relatou depois o grande acolhimento que recebeu, especialmente na Sorbonne e na UNESCO: "Um ambiente difícil de imaginar. Com figuras de alto perfil" e com oradores abertamente não-crentes.
"No único momento que eu tive livre desde que cheguei à nunciatura - continuou Ravasi -, recebi uma proposta do editor francês Blonde e do filósofo Luc Ferry, que disse: ‘Eu gostaria de fazer um livro com o senhor'. E mais significativo é que o livro será sobre o Evangelho de São João, que vai ser analisado a partir de ambos os lados", isto é, do ponto de vista dos crentes e daqueles que não o são. Um diálogo que convergirá, então, em um livro a ser publicado também em italiano.
Com base na experiência parisiense, continuou ele, começarão iniciativas semelhantes, não só em Estocolmo, mas também em Praga, Barcelona, ​​Quebec, Bucareste, Chicago. Com relação aos outros continentes, ainda há incógnitas. Para este propósito, convocou todos os embaixadores asiáticos junto à Santa Sé: "Entre as várias iniciativas, propus também a do Átrio dos Gentios, mas não se mostraram particularmente interessados".
Por enquanto, aqueles que aderiram fazem parte de "uma elite formada em universidades europeias e americanas".
"Mas na América Latina vem à minha mente a questão das seitas e outras religiões", disse ele, revelando ainda que "o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) está estudando esta questão, de modo particular em certos estratos sociais onde esta presença é importante." Neste continente, explicou ele, existem "sobretudo formas de nacionalismo sagrados e emblemáticos diferentes do ateísmo, como os nacionalismos religiosos primordiais".
Graças ao Átrio dos Gentios e à abordagem dirigida aos jovens, o cardeal disse: "Os jovens não constituem um enclave, mas fazem parte de nosso mundo, são sempre os filhos das nossas gerações". Ou seja, "mais que jovens conscientemente leigos, uma grande parcela deles vive em um estado de superficialidade criado pelo estilo da geração anterior".
Blogueiros no Vaticano
O cardeal falou então do encontro com os blogueiros no Vaticano, uma iniciativa prevista para o próximo dia 2 de maio, promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura e para as Comunicações sociais, com o objetivo de "permitir um diálogo entre os blogueiros e os representantes da Igreja, compartilhar experiências dos que trabalham diretamente neste campo e compreender melhor as necessidades desta comunidade", bem como "apresentar algumas das iniciativas que a Igreja está empreendendo para entrar em contato com o mundo dos novos meios de comunicação, tanto em Roma como em outros lugares".
Segundo um comunicado da Santa Sé, nos dois painéis previstos, diversos relatores apresentarão alguns aspectos decisivos para uma discussão geral aberta a todos os participantes.
No primeiro painel, cinco blogueiros, representantes de diversas áreas linguísticas, abordarão temas específicos.
O segundo painel oferecerá o testemunho de pessoas envolvidas na estratégia comunicativa da Igreja. Elas apresentarão suas experiências de trabalho com os novos meios de comunicação, assim como as iniciativas para assegurar um compromisso efetivo da Igreja com o mundo dos blogs.
Outro aspecto importante do encontro "será a possibilidade de estabelecer contatos e intercâmbios informais entre os participantes, para abrir, no futuro, novos cenários de interação".
O cardeal Ravasi reconheceu que, em geral, sabe-se que os blogueiros são "um pouco provocadores" e também "não se pode escapar a esta realidade", lembrando depois que "em novembro passado, o Conselho Pontifício para a Cultura organizou uma reunião com o Campidoglio, com este tema, para dar a entender que não era somente algo ‘intra-eclesial'".
"Como se pode ignorar os blogueiros? - perguntou. São sujeitos fundamentais na nova comunicação, porque com eles não só muda a comunicação, mas também as pessoas."
O convite é aberto a todos. Para participar, é preciso enviar um e-mail a blogmeet@pccs.it, com um link para o próprio blog. O espaço é limitado a 150 lugares e, portanto, para ter uma representação de toda a blogosfera, os passes e os detalhes para o evento serão designados segundo critérios linguísticos e geográficos, o tipo de blog (multiautor, institucional, privado ou pessoal), os temas e a ordem das inscrições.
Está prevista para a ocasião uma tradução simultânea em italiano, espanhol, francês, polonês e inglês.

0 comentários:

Postar um comentário