Uma das Disciplinas do curso de Pedagogia é a de Tendências Contemporâneas do Ensino de Artes. Os seus ideólogos execram o ensino de Artes associado à Pedagogia Tradicional, que durante séculos se inspirou na Filosofia Perene, principalmente nas ideias de Aristóteles e Platão, segundo as quais a Arte deve fazer uma associação lógica entre o belo, a verdade e o bem, portanto tem uma função moralizante e civilizatória, de transmitir a realidade objetiva, a verdade. O historiador inglês, Paul Jhonson, nessa mesma perspectiva, afirma que a Arte que não inspira bons valores não serve para nada.
No atual contexto da corrente pedagógica da Diversidade e Pluralidade Cultural, inspirada nas ideias dos pensadores pós modernos, como Foucault e Deleuze, a Arte assume um caráter subjetivo, fundado no critério do relativismo cultural e moral, um caráter de transgressão e desconstrução, de ruptura revolucionária, com o objetivo de fundar uma nova sociedade, livre, sem as "amarras" do verdadeiro e do falso. Tudo em nome da liberdade, da autonomia e da criatividade ... sem a verdade, sem a transcendência, sem o bom senso e sem a compreensão da integralidade da pessoa humana.
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