sábado, 2 de abril de 2022

 PARA REFLETIR...

Alguns dos SEGREDOS DOS PROFESSORES DE SUCESSO, excelentes, "professores-feras", como dizem os alunos. E por isso admirados (não se trata de questão de likes, mas de dar legitimidade ao que ensina e ter credibilidade):

1- Domínio de conteúdo, repertório cultural, explicação clara, objetiva, dinâmica e interativa. Ensino da verdade, do bem e do belo, da realidade ("Fala com amor, ensina com sabedoria" - Pr 31,26 - Campanha da Fraternidade 2022).
2- Entusiasmo, motivação e envolvimento com os conteúdos e com a arte de ensinar (amor pelo que faz).
3- Postura e tom de voz adequados, "olho no olho", bom exemplo, preocupação com a linguagem verbal e não verbal (gestos, movimentos e palavras), envolvente e equilibrada.
4- Preocupação com a formação integral dos alunos, nos seus aspectos cognitivos, socioemocionais e morais, com os seus interesses, com o seu bem e o seu sucesso ("Os alunos precisam ser amados e saber que são amados" - São João Bosco).
5- Correção com humildade, fraterna, amável, individual, com mansidão, sem raiva, injustiças, sermões, sem deboches e ironias ("Quem quer ser amado ama. E quem é amado tudo alcança, sobretudo dos jovens". São João Bosco).
"Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida". Augusto Cury

0 comentários:

Postar um comentário