Gustavo Corção
Nota do blogueiro: Neste texto excepcional (parte do capítulo III – A revolução se avoluma – do monumental “O Século do Nada”), Gustavo Corção nos ensina o que é cientificismo e quais são suas conseqüências, assunto de uma recente resenha
que publiquei neste blog. O texto é longo e demandará muita paciência
ao leitor. Talvez nem seja um texto adequado a um blog. Contudo, como o
livro de Corção está fora de edição há anos, senão décadas, e é
dificílimo de encontrar em sebos, resolvi publicá-lo assim mesmo. Fiz
muitas correções de texto e de ortografia no texto original. A edição de
que disponho foi muito mal revisada e não faz jus à importância do
texto, nem à erudição do autor. Introduzi também algumas observações,
nos lugares que considerei conveniente, e as marquei com “N. do B”, nota
do blogueiro, para distingui-las das notas do próprio Gustavo Corção. Faço também alguns destaques no texto, colocando-os em negrito. Vamos ao texto!
Com
o objetivo de apontar, na bacia hidrográfica a que nos referimos atrás,
os principais afluentes que convergem todos na caudalosa Revolução que
faz de nosso século um estuário de contestações e recusas, comecemos por
este "ismo" que, no livro anteriormente citado (Dois Amores, Duas Cidades, AGIR 1967), foi apontado como uma das primeiras conseqüências da poluição nominalista.[1] Cremos que vale a pena transcrever algumas linhas dessa obra:
Como
atrás já dissemos, o termo cientificismo não designa o maior incremento
de pesquisas nem o maior ardor de estudo nos domínios das ciências
naturais. Tudo isto, em si, é bom. O que não é bom é o estado de
espírito que coloca a ciência da natureza na presidência de uma
civilização, depois da expulsão da Sabedoria.
Uma
vez que a inteligência não alcança as coisas superiores — diz o homem
moderno — apliquemo-la no trabalho de apalpar o fenômeno para deles
tirar uma nova confiança em nós mesmos, e para ordenhar a nosso gosto a
imensa mãe telúrica, brutal, que às vezes, no seu sono pesado, mata os
próprios filhos.
Esse
estado de espírito nos primeiros tempos produzirá grande euforia. A
humanidade, depois de descobrir a pólvora, o movimento dos astros, a
força do vapor, o poder mágico da eletricidade, terá, como teve nos
séculos XVII, XVIII, XIX,
momentos de inebriado otimismo.
momentos de inebriado otimismo.
A
cândida idéia que logo ocorrerá nos espíritos fracos é a de que, na
continuação dos tempos, a Ciência do fenômeno polirá todas as arestas do
Velho Homem, iluminará todas as trevas, resolverá todas as
dificuldades. Ora, essa idéia, comicamente
falsa, extravagantemente, delirantemente falsa foi difundida e tornou-se o ar que respiramos e a água que bebemos, e isto aconteceu porque a Civilização Ocidental moderna já não tinha à sua presidência os dados da antiga Sabedoria.
Se a tivesse, ouviria a censura clara e irreputável: a ciência dos elementos exteriores dilata o campo do domínio do homem sobre as coisas exteriores e inferiores, mas nada acrescenta ao domínio do homem sobre si mesmo. Uma civilização ( . . .) não pode ser governada pelas ciências da natureza que é cega, surda e conseqüentemente muda para os problemas mais comuns e mais profundos de nossa vida. Como já disse em outra obra[2], a ciência pode-nos dizer que nossos pulmões estão anormais e devem ser tratados desta ou daquela maneira, mas é inteiramente incapaz de nos dizer, de nos sugerir o que podemos ou devemos fazer de nossos pulmões normais.
falsa, extravagantemente, delirantemente falsa foi difundida e tornou-se o ar que respiramos e a água que bebemos, e isto aconteceu porque a Civilização Ocidental moderna já não tinha à sua presidência os dados da antiga Sabedoria.
Se a tivesse, ouviria a censura clara e irreputável: a ciência dos elementos exteriores dilata o campo do domínio do homem sobre as coisas exteriores e inferiores, mas nada acrescenta ao domínio do homem sobre si mesmo. Uma civilização ( . . .) não pode ser governada pelas ciências da natureza que é cega, surda e conseqüentemente muda para os problemas mais comuns e mais profundos de nossa vida. Como já disse em outra obra[2], a ciência pode-nos dizer que nossos pulmões estão anormais e devem ser tratados desta ou daquela maneira, mas é inteiramente incapaz de nos dizer, de nos sugerir o que podemos ou devemos fazer de nossos pulmões normais.
Hoje eu não diria que o cientificismo, isto é a falsíssima idéia que espera da ciência inferior solução para os problemas superiores,
difundiu-se depois da desmoralização e do destronar da Sabedoria; antes
diria que essa tentação foi um dos fatores que contribuiu para a
rejeição da Sabedoria. E, assim dizendo, estarei apontando o
"cientificismo" (e não a legítima glória das ciências) como um dos
fatores do revolucionarismo vacuador da civilização.[3]
O cientificismo e o senso comum [4]
Para
entender bem o processo demolidor da subversão cientificista é preciso
compreender a imensa significação que teve nesse drama a desmoralização
do "senso comum" promovida pelos "intelectuais" a partir do século XVIII
sempre em nome da "Ciência". Todo o drama cultural que no século XVIII
capitaliza explosivos para a Revolução Francesa começou pelo repúdio do
senso comum, que eu chamaria de "pétite sagesse"
e que foi a primeira vítima da torrente nominalista que inundou os
tempos modernos. E para compreender bem a gravidade e a infinita
conseqüência desse processo precisamos saber o que não é, e o que é o
"senso comum" neste contexto. Poderia remeter o leitor à citada obra (Dois Amores, Duas Cidades, AGIR, 1967, vol. II p. 57 e seg.) ou recomendar o profundo estudo de R. Garrigou-Lagrange, Le Sens Commun (Desclée de Brouwer, Paris, 1936); mas cremos prestar bom serviço avivando e condensando aqui as noções principais.
De início lembremos que todo o homem já nasce com todos estes dons de sua natureza racional:
a) a alma espiritual ou forma específica pela qual o homem é homem;
b) as potências da alma: a inteligência e a vontade racionais;
c)
as inclinações inatas determinadas pelo condicionamento (inclusive o
corpóreo e o sensível) que favorecerá ou desfavorecerá a sorte ulterior
dos hábitos adquiridos:
d) os primeiros princípios, que são dons de natureza.
A
partir desse núcleo essencial começa a história das aquisições
intelectuais e morais. O senso comum se situa na zona dos primeiros
acervos da razão especulativa e da razão prática, é uma primeira
metafísica rudimentar, e uma primeira filosofia moral. Situado entre a
cercadura dos primeiros princípios, e a cercadura maior e mais confusa
do consabido cultural de cada época, ouso dizer que o
senso comum, de importância vital para todo o desenvolvimento ulterior
do homem, está muito mais próximo dos primeiros princípios do que do
firmamento das coisas sabidas por todos num momento histórico, e
portanto participa mais da perenidade da metafísica (digo da reta
metafísica) do que da fluência e da mobilidade do consabido que anos atrás ignorava totalmente os raios laser, o código genético, a existência de um planeta transnetuniano e outras coisas desse tipo.
O
senso comum é um acervo das primeiras elaborações dos primeiros
princípios e poderá ser enriquecido ou deformado pelo envoltório
cultural.
Gostaria de me estender longamente
sobre a transcendental importância do senso comum tanto na vida
temporal, particular ou pública, como na vida da Fé, que se torna
dificilmente praticável numa sociedade que perde a docilidade ao real, e
o instinto racional quase espontâneo que levaria a razão a bem
considerar as coisas se não houvesse perturbações culturais trazidas
pela enxurrada da história. Sem o senso comum sadiamente começado e
alargado sem estorvos, dificilmente pode o homem começar a fazer
filosofia e teologia, dificilmente pode ser vivida a sabedoria.
Este é o drama dos tempos modernos, desde a Renascença e a Reforma, que
na obra anteriormente citada chamei "civilização do homem exterior". E
nesta "civilização", mal nascida de imensos dramas intelectuais, morais e
religiosos de toda a Cristandade, e marcada com os sinais genéticos do
nominalismo, um dos fatores mais nocivos para o senso comum, e portanto a
todo o edifício da civilização e de seu relacionamento com a Igreja,
foi o cientificismo. Torno a dizer: não foi em si o progresso da
ciência das coisas exteriores e inferiores — a física, a astronomia,
etc. — que é razoável e constitui uma glória para o homem, e sim o preço
filosófico e religioso que custou esse progresso, por ter sido
orgulhosamente armado em forma de rejeição de mais altos graus de saber,
isto é, em forma de revolução.
Até
hoje a pestilência do cientificismo continua a produzir seus frutos,
como se vê no prazer sádico com que um Betrand Russell, sob pretexto de
filosofia matemática, tentou desmoralizar o senso comum, e como se vê no
próprio nível vulgar da estupidez moderna que é, toda ela, tecida de
pedante e asmático cientificismo.
Creio poder afirmar que um dos grandes pioneiros desse espúrio subproduto das ciências foi Galileu
— ou mais exatamente — foi o "affaire Galileu" em que o próprio foi um
dos agentes, irias não o único. É pena que Jacques Maritain não tenha
introduzido este d'Artagnan entre os Três Mosqueteiros da Revolução (Trois Réformateurs)
que na verdade foram quatro. Para maior aflição nossa, o grande tomista
teve a infelicidade de abordar o caso Galileu pela outra ponta que só
vem servir os interesses da grande Rejeição. No seu livro recente, De l’Église du Christ
(Desclée de Brouwer, 1970), Maritain aborda o caso mais explorado dos
últimos 4 séculos como se estivessem em jogo os direitos da Ciência
feridos pelo Santo Ofício, e não como efetivamente estava em jogo a
pretensão do "cientificismo" e a injúria feita ao senso comum em nome do
"progresso da Ciência"[5].
Em
vista do papel de destaque que esse caso desempenhou no afluente
revolucionário que nos trouxe a este estuário de erros, não resisto à
idéia de inserir, com a maior condensação possível, algumas
considerações que, de início, têm o picante do desafio, porque levam a
mostrar que, no caso, certo estava o Santo Ofício e errado Galileu. E
antes que clamores de asneiras escandalizadas cheguem ao meu tugúrio,
apresso-me a explicar o problema em termos de exemplar moderação. E
desde logo observo que só entenderá alguma coisa do imbróglio quem tiver, razoavelmente claras, meia dúzia de noções.
Entre
essas noções dou lugar de destaque ao "senso comum" que é, por assim
dizer, uma primeira trincheira onde temos de defender o humano. Forçado pelo espaço a contentar-me com o que disse no tópico anterior, e na leitura que remeto a Garrigou-Lagrange (Le Sens Commun),
passo a ocupar-me da segunda, que diz respeito à estrutura e aos
métodos das ciências da natureza: física, química, biologia, astronomia,
etc.
O "depósito observado" e as "teorias"
Desde
a Idade Média, e principalmente desde Santo Tomás, sabemos que convêm
distinguir, no cabedal científico a que damos vários nomes, conforme
seus objetos materiais, duas coisas:
a)
O acervo dos dados observados e trazidos por observações e
experimentações à prova da evidência sensível. Demos a este principal
patrimônio, e principal critério das ciências o nome de "dado
fenomênico" ou de "fenômenos observados", ou ainda lembremos o nome que
lhe davam os escolásticos: "apparentia sensibilia" onde o termo "apparentia"
não quer dizer "o que parece ser . . . " e muito menos "o que parece
ser, mas não é", e sim "o que é evidente para o conhecimento sensível".
b)
A segunda coisa é a síntese interpretativa feita de teorias destinadas a
propor uma explicação conexa aos vários elementos dispersos do dado observado.
E
aqui cabe um reparo importante: a teoria interpretativa, apesar de seu
talhe imponente, é cientificamente sujeita ao observado, aos fenômenos, e
só se mantém enquanto suas articulações e a costura de seu tecido de
hipóteses explicativas conseguem dar conta dos dados observados. Santo
Tomás, na questão relativa à possibilidade de prova metafísica da
Trindade (S.T. Prima, Qu.32), chega à conclusão de que seria possível
sem a Revelação adivinhar, propor a idéia de um Deus Trino refletido em
todas as coisas, mas não é possível prová-lo como provamos a existência
de um Ato Puro ou de um Ser A-ser. E então, para ilustrar genialmente
com um exemplo astronômico, Santo Tomás diz que é evidentemente provado o
movimento dos astros, que naquele tempo se enquadravam para cálculos de
eclipses, etc, na teoria dos epiciclos que viera do Almagest
de Ptolomeu e durante quatorze séculos conseguiu enquadrar os "dados
observados"; mas logo o Doutor Angélico acrescenta com o mais lúcido
discernimento científico (além dos outros mais altos) que isto não provava
a teoria dos epiciclos, e que amanhã ou depois outra teoria
interpretativa poderia dar uma explicação mais simples. O que importava
era a salvaguarda de "depósito observado". Digamos como os escolásticos:
"opportet salvare apparentia sensibilia".
Dois exemplos de ruptura de uma teoria interpretativa
Há
nos tempos modernos dois exemplos curiosos e curiosamente cercados de
circunstâncias e ressonâncias diversas. Comecemos pelo segundo: a
saturação e os primeiros estalos de uma das teorias interpretativas mais
gloriosas da ciência moderna: a da síntese newtoniana. Durante mais de
dois séculos o mundo ocidental viveu tão solidamente agarrado à
gravitação universal formulada por Newton que muitos, mesmo nos grêmios
mais científicos, chegaram a esquecer a essencial distinção, i.e.,
chegaram a esquecer que a teoria interpretativa pode ter as costuras
rompidas pelo advento de um fenômeno observado que nela não consiga
encontrar explicação cabal. Tal era a convicção, mais cientificista do
que científica, que milhões de pessoas não hesitariam em dizer que
estava matematicamente provado que os corpos se atraíam na razão direta
das massas etc. etc.
Ora, essa afirmativa era errônea (filosoficamente) porque nada se pode demonstrar matematicamente de coisas físicas. Pode-se observar, pode-se medir, mas essa mesma não é uma operação matemática e sim física.
Hoje
sabemos que a grande síntese newtoniana não dava boa conta, por
exemplo, do movimento do periélio de Mercúrio, nem conseguia enquadrar
bem o eletromagnetismo depois de Maxwell. Por essas e outras e sobretudo
depois de Plank e Einstein operou-se uma transformação do sistema de
síntese explicativa para cumprir o preceito escolástico: salvaguardar o
depósito observado. Não se trata pois de reformar, de revolucionar, e
sim de procurar novos meios de sistematização que continuem o acervo
adquirido e crescido. Não creio que tenha passado no espírito de
Einstein ou de Plank que Newton fosse um trevoso medieval deixado para
trás a babar na gravata, ou na gargantilha, que era o que se usava
naquele tempo em que também se usava a ação a distância como vitória
sobre o aristotelismo.
Aliás, convém lembrar
que Netuno, descoberto com cálculos de Lavoisier do mais ortodoxo
newtonismo, até a 6ª ou 7ª casa decimal do logaritmo, não tornou a
mergulhar no ignoto, nem os eclipses, que ainda se calculam na mesma
honrada mecânica celeste, que tão bons serviços prestou, deixam de
comparecer, com a prevista pontualidade. Mas o fato incontestável é que a
Física newtoniana assim chamada por seu lado hipotético-explicativo,
cedeu lugar a uma outra Física que ainda se debate perdida numa
excessiva soma de dados que andam à procura de uma nova roupagem.
O
segundo exemplo de mudança de teoria interpretativa para mantença do
"depósito observado" foi cronologicamente anterior à transmutação
Newton-Einstein e ocorreu num clima de euforia já revolucionária.
Refiro-me ao "caso Copérnico", que merece um tópico especial, mais por
seu alarido do que por seu valor epistemológico.
A "revolução" coperniciana
A
contribuição de Copérnico, por causa do ponto histórico em que ocorreu,
produziu no mundo um ataque de estupidez que dura até hoje. Até então o
sistema de Ptolomeu permitia prever a posição dos astros e o
comparecimento dos eclipses, com uma precisão que só dependia do
aperfeiçoamento dos aparelhos de medida (isto é, do instrumental de observação física),
e todo ele se firmava em referenciais que estavam na Terra e eram tidos
por imóveis. Da escolha desse sistema referencial fixado no observador
terrestre resultavam os famosos epiciclos para adequada, e tão rigorosa
quanto possível, previsão do movimento dos astros. Durante quatorze séculos esse majestoso sistema deu conta dos "dados observados", ou salvou os fenômenos como dizia Santo Tomás.
Copérnico fez a experiência placidamente prevista por Santo Tomás;
imaginou outra escolha de eixos coordenados com centro no Sol e viu que
toda a geometria do movimento se simplificava se colocasse o Sol no
centro do sistema planetário e se partisse do puro postulado (sem
nenhuma base na observação) de serem circulares os movimentos dos
planetas em torno do Sol.
É inegável a intuição
que teve Copérnico nessa escolha de novos referenciais, mas há um
colossal exagero no valor que passa o mundo inteiro a atribuir-lhe. Na
verdade, nem o instrumental matemático possuía esse cientista e foi um
matemático alemão Georg Rhéticus (1514-1516) que, ouvindo falar em sua
teoria, veio trabalhar dois anos com ele. Com os dados observados
retomados no século XV por George Burlach (1423-1461), da Universidade
de Viena, e sobretudo por seu discípulo Johannes Miiller (1436-1476),
que haviam estudado na Itália as versões gregas do original de Ptolomeu,
puderam ambos elaborar a obra principal que Copérnico publica: De revolutionibus orbium coelestium. Morre poucos anos depois (1543) sem ser
incomodado por ninguém e talvez sem imaginar que lançava uma outra revolução diferente do giro circular dos planetas. A chamada revolução coperniciana é realmente uma revolução no sentido que hoje dou a este termo. Sem culpa nenhuma do autor, a mudança de eixos de uma cinemática trouxe fortes abalos culturais, e muita gente sentiu efetivamente um abalo no nível do senso comum, e até hoje as vítimas do cientificismo exageram o feito, ignoram as controvérsias, ignoram que a estrepitosa "revolução coperniciana" nada descobriu na natureza física dos astros, mas pouco mais fez do que rearrumar os eixos de uma geometria do movimento, i.e., de uma cinemática. E sobretudo ignoram que, facilitando embora os cálculos astronômicos de previsão da ascensão reta e da declinação dos planetas, e das datas dos eclipses, o sistema do Copérnico não trazia melhor aproximação do que os cálculos feitos com os epiciclos de Ptolomeu, e até de certo modo se arriscava a trazer erros maiores, porque, enquanto os astrônomos tradicionais se apegavam aos dados observados que extrapolavam, Copérnico apegava-se a priori, e sem base física, à idéia antiqüíssima, pitagórica, de órbitas circulares.
incomodado por ninguém e talvez sem imaginar que lançava uma outra revolução diferente do giro circular dos planetas. A chamada revolução coperniciana é realmente uma revolução no sentido que hoje dou a este termo. Sem culpa nenhuma do autor, a mudança de eixos de uma cinemática trouxe fortes abalos culturais, e muita gente sentiu efetivamente um abalo no nível do senso comum, e até hoje as vítimas do cientificismo exageram o feito, ignoram as controvérsias, ignoram que a estrepitosa "revolução coperniciana" nada descobriu na natureza física dos astros, mas pouco mais fez do que rearrumar os eixos de uma geometria do movimento, i.e., de uma cinemática. E sobretudo ignoram que, facilitando embora os cálculos astronômicos de previsão da ascensão reta e da declinação dos planetas, e das datas dos eclipses, o sistema do Copérnico não trazia melhor aproximação do que os cálculos feitos com os epiciclos de Ptolomeu, e até de certo modo se arriscava a trazer erros maiores, porque, enquanto os astrônomos tradicionais se apegavam aos dados observados que extrapolavam, Copérnico apegava-se a priori, e sem base física, à idéia antiqüíssima, pitagórica, de órbitas circulares.
Há, assim, na festejada novidade um divertido anacronismo que vem precisamente do fato de ser mais imaginoso do que cientista o autor de De revolutionibus. . ., e do fato de não ter sido dócil ao observado como ensinava Santo Tomás; "opportet salvare apparentia sensibilia".
É curioso notar que o conhecido autor da revolução coperniciana, além
de apriorista em matéria física, era rigidamente tradicionalista quando
censurava Ptolomeu por ter-se afastado demais de Pitágoras. E eis aqui um divertido paradoxo resultante da mistura do cientificismo com uma espécie de mística, ou de gnose, com a qual Copérnico é ao mesmo tempo o abridor de portas do século XVI e o fiel pitagórico de vinte e dois séculos atrás!
Kepler (1571-1630), quando descobrir a forma elíptica das órbitas
planetárias e as famosas três leis do movimento planetário, dirá que
Copérnico não soube aproveitar a riqueza que tinha nas mãos. Cumpre
porém notar que, mesmo depois do apuro trazido pelas leis de Kepler ao
movimento dos planetas, aplica-se à astronomia do tempo a mesma queixa
formulada por Francis Bacon contra Galileu e Copérnico.
Adversário
do método elaborado por Galileu, que consiste em isolar os fenômenos do
contexto natural, para estudar somente os aspectos mensuráveis, e para
desenvolver depois vastas teorias matemáticas sobre a base dos
resultados, Bacon reclama a consideração dos fatos que tenham relação
com a matéria tratada: em astronomia, por exemplo, a natureza física dos
corpos celestes, que Copérnico desprezava, e a resistência do ar na
queda dos corpos, desprezada por Galileu... [6]
Na
verdade, a astronomia até Kepler, e antes de Newton, reduz-se a uma
cinemática baseada em medidas de ângulos: era uma trigonometria esférica
em movimento, com duas dimensões angulares, e uma 3ª dimensão de
duração t. Exagerei dizendo em outro lugar[7]
que se reduzia a uma cinemática colocada no 2º grau da abstração
matemática. Onde há medida experimentalmente feita, com régua e
transferidor, por exemplo, já há uma espécie de topografia do espaço
físico. O que se pode dizer, sem exagero, é que aquela
astronomia era de uma magreza física esquelética que não tinha o direito
de passar dos entes de razão, ou da teoria interpretativa para
matrícula no acervo fenomênico, a não ser com prova física, isto é, reduzida experimentalmente a uma evidência sensível, a uma "apparentia sensibilia".
Mesmo depois de Newton (1642-1727) é ainda prematuro dizer que está fisicamente provado o movimento de rotação da Terra, e fisicamente
justificada a escolha do centro do sistema planetário no astro que
condensa a maior massa. É somente depois da medida da constante g de
gravitação, realizada em laboratório por Cavendish, (1731-1816), que a
chamada lei da gravitação universal pode ser provocada, medida e, assim,
enquadrada no acervo fenomênico. Mas ainda é cedo para dizer que está
cientificamente provado que o Sol atrai os planetas na razão direta das massas e na inversa do quadrado das distâncias, porque o verbo atrair
implica toda uma teoria interpretativa. Na física moderna ainda não se
solidificou uma tranqüila teoria da gravitação, mas a tendência parece
ser a de procurá-la mais numa "forma" do espaço-tempo em torno de uma
massa do que numa ação a distância.
Ainda
depois de Kepler, Newton e Cavendish é prematuro falar em prova física
do movimento diurno da Terra, que só ingressa no patrimônio do "dado
observado" com as experiências do pêndulo de Foucault, na cúpula do
Panthéon de Paris, em 1850.
Reflexões sobre ciência autônoma e heterônoma
Apesar
do título rebarbativo, o que queremos dizer neste tópico é simples e
relevante: sendo as ciências empíricas (a astronomia, a física, a
biologia, etc.) compostas de duas partes, um acervo fenomênico ou um
"dado observado" de um lado, e uma "teoria interpretativa" de outro, é
fácil adivinhar a soma de equívocos que advirá quando tomarmos uma coisa
pela outra. E aqui cumpre notar que, embora não pareça, a primeira
parte é muito mais inacessível e impopular do que a
segunda, porque são poucos os que entram em confronto direto e fraterno
com o irmão-fenômeno, e muitos são os que lêem as notícias das sínteses
teóricas, quase sempre em formas vulgarizadas e brutalizadas.
Tomemos por exemplo o movimento diurno da Terra.
Muito poucos são os que fizeram ou refizeram a experiência de Foucault, e os que, com o olho colado à ocular do círculo meridiano, puderam verificar com aproximação cada vez maior a uniformidade do movimento angular dos "pontos no infinito" que cruzam os
fios do retículo. Todos os outros que falam da rotação da Terra, de
oitiva falam. De ouvir dizer e não de coisa vista ou diretamente ouvida.
Essa grande e respeitabilíssima maioria dos não-astrônomos, o pouco que
sabem de astronomia não o sabem com ciência adequada e autônoma,
sabem-no por informação, por fé humana, ou por ciência pobre, inadequada
e heterônoma. A mais lúcida inteligência do mundo, digamos por exemplo
Jacques Maritain, fala com toda a simplicidade do acerto de Galileu, da
mancada do Santo Ofício, sem se dar conta de que a verdade "científica"
do movimento da Terra só é por ele conhecida em nível colegial de
ciência heterônoma, colada por informação.
Arma-se aqui um problema filosófico interessante e indispensável à compreensão dos equívocos tecidos em torno do "caso Galileu". Será hoje
o movimento diurno da Terra um simples dado do consabido, uma ciência
realmente heterônoma de pura informação, ou será hoje um dado do senso
comum e, portanto, sob certo título, uma ciência muito mais densa do que
uma simples informação?
Respondeo dicendum
que, nos tempos de Galileu e Copérnico, a rotação da Terra era um dado
da teoria interpretativa, sem prova física para os próprios autores e
defensores da idéia, que abusavam de seus dons intuitivos, divinatórios,
ou de suas faculdades oníricas quando a apresentavam como fisicamente
provada. Galileu chegou a dizer, sem direito de fazê-lo, que sentia-o (o
movimento da Terra) como se o tocasse com as mãos. O glorioso florentino, nesse passo, abusava de seus talentos e cometia fraude epistemológica.
E aqui não me venham dizer — pelo amor de Deus e das verdades menores —
que o futuro deu razão a Galileu e provou que era verdade o que
afirmava, porque a honra e dignidade do cientista não consiste em ter
intuições de que outros mais tarde darão a prova adequada a esse grau do
saber. Não, mil vezes não. A honra e dignidade da ciência não consiste em acertar como na loteria (que só mais tarde comprova o acerto), consiste essencialmente em dar as razões do que assevera e demonstrar o que diz com os recursos adequados a esse grau de saber.
Foucault poderia dizer, metafisicamente, que sentia o movimento diurno
da Terra como se o pegasse, mas Galileu, sem fraude ou abuso, não podia.
Mas não é ainda aí que se situa o nó da questão para o qual abrimos
este "respondeo dicendum", é na posição do problema em relação ao senso
comum. Perguntávamos se hoje o movimento da Terra é um simples dado do
consabido, ou do dilúvio de informações, ou se já ganhou lugar no senso
comum. E agora respondo dizendo que hoje o movimento da Terra se incorporou aos dados periféricos do senso comum porque entre os dados mais nucleares da petite sagesse está a confiança no que se tornou opinião universal e incontrovertida apesar da minguada minoria dos astrônomos.
Diferente
era a situação no tempo de Galileu: a influência do consabido da época
no senso comum tornava-o pouco acolhedor de uma transposição de eixos
que colocasse o observador no Sol a menos que se atribuísse ao Sol uma
imutabilidade e outros atributos cientificamente desnecessários para
salvaguardar o "depósito observado", mas psicologicamente necessários
para amolecer as resistências do senso comum e predispô-lo a novidades
fantásticas de caráter gnóstico em que se misturavam dados de ciência e
de religião entremeados.
O heliocentrismo e o culto do "Deus-Sol"
A
História é sempre composta de uma face clara, consciente, superficial,
onde se demarcam as datas, se travam as batalhas e se mudam os regimes, e
de outra subterrânea, por onde correm os vasos capilares de mistério,
irracionalismo e perpétua conspiração que os homens inventam nas
profundezas da alma com a ilusão de conjurar assim as variadas aflições
da vida.
O
claro e estridente século da Renascença e da Reforma, com toda a sua
presunção cientificista, ou por causa dela, não escapou à regra geral e
até pode-se dizer que confirmou-a com certo exagero. Assim é que no
próprio domínio da ciência que produzirá o cartesianismo e o culto das
idéias claras vê-se o lado sombra formado pelo culto religioso do Sol,
que vigorava na era das pirâmides, no Egito e na Mesopotâmia.[8]
Num recente artigo,[9]
Lewis Mumford assinala a estranha composição do "progressismo" do
século XVI, metade mecanicista e metade gnóstico, sendo de notar que a
parte gnóstica, esotérica ou mágico-supersticiosa, não era trazida pelas
classes mais ignorantes, mas pelos mesmíssimos "filósofos" que
enaltecem a ciência e que no século seguinte começarão a preparar a
revolução. Vale a pena inserir aqui algumas passagens de Mumford:
Se
algum ponto da História pode ser assinalado como o início da moderna
concepção do mundo, concepção mecânica, expressão de uma nova religião e
base de um novo sistema de poder, esse ponto está na quinta década do
século XVI. Nesse tempo não foi apenas o sensacional De revolutionibus Orbium Coelestium, de Copérnico, que veio a lume; foram também o tratado de anatomia De Humani Corporis Fabrica, de Vesalius (1543), a Ars Magna, álgebra de Jerônimo Cardano (1S4S), e a teoria da bacteriologia patogênica enunciada por Fracastor em De Contagine et Coníagionis Morbis (1S46). Cientificamente pode-se dizer que foi a década das décadas.
A
maneira usual de interpretar a chamada revolução coperniciana é a que
considera como principal efeito a ruptura de uma teológica e assentada
concepção, pela qual Deus colocara a Terra no centro do universo, e
fizera do homem o objeto último de Sua atenção. Se o Sol é efetivamente o
centro do universo, então toda a estrutura da teologia dogmática cristã
— com seu único ato de criação e a alma humana tida como interesse
central de Deus, e a provação moral do homem neste mundo como preparação
para a vida eterna em conformidade com a vontade de Deus — toda essa
estrutura está ameaçada de colapso.
Observo
eu que não é a Sagrada Congregação do Santo Ofício que está dizendo
essas coisas em Roma nos idos de 1616, é o atualíssimo e muito lúcido
autor de The History of Utopies que nos descreve o
impacto cultural, teológico e, conseqüentemente, o impacto na fé
católica trazido pelo "heliocentrismo", e nos prepara o espírito para a
divertida surpresa de ver o refluxo desse impacto sobre os próprios
autores das descobertas, invenções, utopias ou sonhos.
Continua Mumford:
Visto
através das novas lentes da ciência, o homem encolheu. Em termos de
escala astronômica, o gênero humano totaliza pouco mais do que um
efêmero e inquieto mofo deste pequeno planeta. A ciência, que realizou
esta impressionante descoberta pelo simples exercício das naturais
faculdades humanas e não pela divina revelação, tornou-se a única fonte
de autêntico conhecimento digno de crédito. Tudo isto,
porém, embora nos pareça hoje tão claro, não foi imediatamente
reconhecido por aqueles que estavam mais profundamente cativados pela
nova religião...
Cabe
aqui um reparo: esse encolhimento do homem não ocorreu logo no século
XVI, após a formulação do heliocentrismo por Copérnico, porque a escala astronômica
só ganhou divulgação depois da medida da distância do Sol que, não
podendo ser feita por método puramente trigonométrico com base na Terra
como a distância da Lua, foi efetivada pelo astrônomo Halley em 1631 por
um processo mais indireto, que envolvia a observação de uma passagem de
Vênus sobre o disco solar observada por dois astrônomos muito
afastados. Essa distância, que orça por 149.000.000 quilômetros, passou a
ser o metro da nova escala astronômica que
somente no século XIX (1840), quando Bessel mediu a primeira paralaxe da estrela 6N do Cisne, ganhou as dimensões de anos-luz que logo passaram de 4,3 (da estrela mais próxima, Alfa do Centauro) para milhares, milhões e bilhões de anos-luz com os sucessivos progressos da espectroscopia, da fotometria e da atual radioastronomia. Como, porém, "tudo isto foi descoberto pelo simples exercício natural das faculdades humanas, segundo observa Lewis Mumford, o conseqüente encolhimento do homem esmagado pela escala astronômica foi alternativamente seguido de momentos de narcisismo idolátrico: o próprio homem, em vez de passar de pulga a Napoleão, como na cabeça de Raskalnikoff, oscilava vertiginosamente entre Deus e Nada. Nunca chegara a tão delirante amplitude a oscilação psicológica a que Oliver Brachfeld[10] denominou "complexo de Gulliver". E nunca se descurou tanto o conselho de Pascal: não é bom falar na glória humana sem evocar sua miséria, mas também não é bom demorar-se em sua miséria sem lembrar sua glória.
somente no século XIX (1840), quando Bessel mediu a primeira paralaxe da estrela 6N do Cisne, ganhou as dimensões de anos-luz que logo passaram de 4,3 (da estrela mais próxima, Alfa do Centauro) para milhares, milhões e bilhões de anos-luz com os sucessivos progressos da espectroscopia, da fotometria e da atual radioastronomia. Como, porém, "tudo isto foi descoberto pelo simples exercício natural das faculdades humanas, segundo observa Lewis Mumford, o conseqüente encolhimento do homem esmagado pela escala astronômica foi alternativamente seguido de momentos de narcisismo idolátrico: o próprio homem, em vez de passar de pulga a Napoleão, como na cabeça de Raskalnikoff, oscilava vertiginosamente entre Deus e Nada. Nunca chegara a tão delirante amplitude a oscilação psicológica a que Oliver Brachfeld[10] denominou "complexo de Gulliver". E nunca se descurou tanto o conselho de Pascal: não é bom falar na glória humana sem evocar sua miséria, mas também não é bom demorar-se em sua miséria sem lembrar sua glória.
Outro
reparo: Mumford diz que todas as exorbitâncias do cientificismo, que
hoje nos parecem claras, não foram imediatamente percebidas por aqueles
que estavam profundamente cativados pela nova religião. Ora, isto que
parece tão claro hoje a um dos mais argutos observadores da atualidade
continua obscuro para os "progressistas" da nova religião, e o que disse
ele ter passado despercebido aos "progressistas" da nova religião do
século XVI não passou despercebido ao Santo Ofício, cujos
juízes, no caso Galileu, sentiram, no nível do senso comum vivificado
pela Fé, ou graças aos dons do Espírito Santo, não apenas uma tese
ousada e mal fundada, mas todo um intrincado processo de cientificismo e
de gnose que divinizava o Sol, no século XVI, como nos mostra Lewis Mumford, que mais adiante escreve:
O efeito imediato da nova teologia foi o de reviver concepções que datavam do tempo das pirâmides no Egito e na Mesopotâmia.
Alongando-se,
no referido artigo, em considerações que merecem ser lidas e meditadas,
em certa altura Mumford cita Battersfield, que diz: "Copérnico se torna
lírico e chega quase à adoração do Sol quando escreve a respeito de sua
natureza monárquica (regai) e da posição central que ocupa". Tyllyard assinala que o Sol, na era elisabetana, era geralmente considerado como a contraparte material de Deus.
O caso Galileu [11]
Creio
que agora temos, na condensação que nos foi possível, as várias noções e
os vários dados que permitem uma abordagem do caso Galileu que
permitirá, assim o espero, desanuviar mais uma das tantas histórias mal
contadas com que se tece a história.
Eis os termos em que o Santo Ofício, sob o pontificado de Paulo V, foi consultado em fevereiro de 1616.
Duas proposições foram apresentadas.
1 — O Sol é o centro do mundo e por conseqüência imóvel de movimento
2 — A Terra não é o centro do mundo nem imóvel, mas move-se ela toda por um movimento diurno.
Poucos dias depois a resposta é dada:
a)
"A primeira proposição é insensata e absurda em filosofia e formalmente
herética, por contradizer expressamente muitas passagens da Sagrada
Escritura, conforme a propriedade dos termos, segundo a
interpretação comum e o sentido dos santos padres e dos doutores da teologia";
interpretação comum e o sentido dos santos padres e dos doutores da teologia";
b)
"quanto à segunda proposição, ela merece a mesma censura filosófica, e
em relação à verdade teológica é pelo menos errônea na fé.[12]
Dois
dias depois, o comissário do Santo Ofício notifica a Galileu a censura
lavrada contra a opinião segundo a qual o Sol está no centro imóvel do
universo, e a Terra se move. Essa opinião não deve ser sustentada nem
defendida. Galileu é advertido das penas a que se expõe e promete
obedecer.
Aqui termina a primeira parte do caso
Galileu, e desde já se escandalizam os que vêem em tais condenações do
Santo Ofício um crime de lesa-majestade contra a Ciência. Ora, por
incrível que isto pareça aos que se deixaram conscientizar pelo culto da
"livre pensée" (que na verdade, como
veremos, é um culto da "pensée vide"), ouso dizer que essa reação é
errônea. O próprio Maritain, que quer ser mais anti-antimoderne do que nunca, diz mais adiante[13]
que: "se os juízes do Santo Ofício se enganaram tão gravemente foi
porque, por um errôneo princípio ainda mais perigoso (por ser de alcance
geral) julgaram que a ciência dos fenômenos estivesse sob a jurisdição
da teologia e de uma interpretação geral da Sagrada Escritura”. Pode ser
— digo eu a título de hipótese — que os juízes do Santo Ofício
acreditassem nesse falso princípio epistemológico, mas o que é certo, e
duvido de que algum filósofo ou teólogo possa contestar-me, é que, se a
teologia e o Magistério da Igreja não podem julgar as ciências dos
fenômenos nos seus processos intrínsecos e próprios, podem e devem julgar o uso
que o cientista faz das intuições e teorias interpretativas do
fenômeno. Não ignoro que essa jurisdição da Igreja é hoje negada e
recusada em todo o nosso bravo novo mundo gloriosamente pluralista. Mas é
preciso lembrar que, no tempo de Galileu, a Igreja e o Santo Ofício
ainda se sentiam responsáveis por todos os passos em que a prudência
pastoralmente recomendava moderação nos domínios da ficção e do sonho
científico. Além disso, explica-se certa brutalidade na sumária
condenação do Santo Ofício, que parece efetivamente colocada em termos
dogmáticos, pela consciência que tinha de representar ainda a paternal
proteção de uma civilização cristã.
Podemos
admitir que os assessores e juízes do Santo Ofício, não sendo todos
geniais e santos como Santo Tomás, tenham confundido a censura pastoral
que as proposições de Galileu bem mereciam com a censura dogmática que
só mereceriam efetivamente os erros formalmente contrários à Revelação e
à Fé; mas não podemos deixar de assinalar que tais proposições,
lançadas num contexto cultural despreparado, em que os próprios
astrônomos como Tycho Brahé reclamavam provas mais convincentes,
afligiriam a cristandade nos costumes intelectuais, no nível do senso
comum que, além da Fé e dos Costumes, também está sob a alvaguarda da
Igreja. Além disso, notemos que a Igreja seria impraticável, e que a
Civilização Cristã seria impraticável, se os juízes do Santo Ofício
devessem todos ter a estatura de Santo Tomás. O próprio Maritain (na
página 357 da mesma obra citada) diz encolerizado que:
.
. . se era verdade —• e é efetivamente verdade — que (como diz o
Cardeal Journet) todos os contemporâneos tinham como evidente "que essa
condenação doutrinal atingia matéria revogável por uma autoridade
falível", eles, os juízes, eram certamente os primeiros a saber que
podiam estar enganados.
É
o caso de perguntarmos: e daí? Se os juízes do Santo Ofício só podiam
proibir e censurar infalivelmente, concluo eu que o erro não está no personnel mas na Personne
da Igreja que tanto tempo admitiu a possibilidade de governar que
necessariamente inclui a possibilidade de decisões gravíssimas em
matéria revogável, e fora do domínio estrito da infalibilidade. Se o
Santo Ofício além de uma grave mancada (bourde) cometeu
um "abuso de poder", então concluímos que é impraticável o governo da
Igreja, já que o exercício da infalibilidade deve ser poupado
preciosamente para as questões extraordinárias, e diretamente contrárias
à Fé e já que o governo exige medidas pastorais em todas as matérias
ordinárias.
E volto a dizer, com a consciência
de estar afrontando de um lado um himalaia de opiniões amontoadas
durante quatro séculos, e de outro um autor que em filosofia sempre tive
por mestre, que o pronunciamento do Santo Ofício quis dizer que aquelas
proposições eram perigosas contra a fé, nocivas à fé no nível do senso
comum, que é uma sabedoria (rústica embora), e como tal
superior e mais merecedora de cuidados do que as ciências das coisas
exteriores e inferiores que nada perderiam por esperar um pouco o sinal
verde nos cruzamentos da história, e que põem em risco toda a
civilização se querem ser elas as infalíveis.
Além
disso, nunca é demais insistir neste ponto: o erro do genial Galileu,
no seu próprio campo científico, foi mais grave e mais petulante do que o
excesso de formulação dogmática com que o Santo Ofício o advertiu. A
idéia de um Sol imóvel no centro do mundo é mais grotesca, mais
fantástica, mais insensata do que a tradicional idéia que colocava o
centro na Terra em que surgiu o homem e se encarnou o Verbo de Deus.
O Santo Ofício, sem o saber, sem mesmo fazer questão do provar as
sucessivas revoluções da Física, dizendo que o "heliocentrismo" era
insensato e absurdo "filosoficamente", diz o mesmo que diriam os físicos
modernos: a proposição que diz estar o Sol imóvel no centro do universo é meaningless para um físico, "e mesmo para um não-físico" como disse Einstein em situações semelhantes. Mais acertada é a proposição filosófica ou teológica que coloca o centro do mundo onde está o observador capaz de medir paralaxes e anos-luz, ou onde esteve a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade em sua condição carnal.
Sim,
em 1611 como em 1971, e como em 2611 e até o fim do mundo, só terá
sentido a noção de centro do universo na ordem do conhecimento e do
amor. O Sol será, se quiserem, centro imaginário (ente de razão
matemática) da órbita percorrida pelos centros de gravidade dos
planetas, órbita circular para Galileu, elíptica para Képler, e
complicadamente helicoidal quando se descobriu, depois que a análise
espectral revelou o deslocamento de certas raias K na direção do
vermelho ou na oposta conforme se observavam estrelas nas cercanias da
constelação de Hércules, ou na oposta. Desde essa observação ficou
sabido que messer frate il sole, longe da majestática
imobilidade que lhe atribuíram Copérnico e Galileu, é um globo
incandescente caindo, ou melhor, errando no espaço, mais erradiamente do
que Parsifal sem elmo e sem lança. Desmanchou-se num novelo
caprichosamente desenrolado o pomposo "heliocentrismo" que sempre foi uma pobre verdade de fraca compleição,
como dizia Ibsen, porque já no tempo de Képler o Sol passou do centro
do círculo para o foco da elipse, e hoje não passa de um dos trepidantes
e incertos grãos de nosso restless Universe, como diz Max Born.
Na
verdade, a proposição apresentada ao Santo Ofício por Galileu, ligada à
presunção de uma prova física de que lhe parecia "evidente como se a
tocasse com as mãos", constitui um monstro epistemológico, onde se
misturam os graus de abstração e onde a hipótese explicativa
se transforma em dado observado, ligado a uma fraude pelo empenho com
que tentou, na divulgação, inculcar a idéia de uma prova científica.
Parece-me
indubitável que, nesse episódio, Galileu, como cientista, errou mais
gravemente na formulação de sua comunicação do que os juízes do Santo
Ofício erraram como teólogos; porque para defender cabalmente o
enunciado da condenação basta-nos colocá-lo no plano pastoral de defesa
do senso comum barbaramente agredido, não pelas pesquisas e observações
dos satélites de Júpiter, não pelas teorias explicativas apresentadas
prudentemente com caráter de hipóteses, mas pela fraude com que se
pretendia inculcar como provado o que teria de esperar muito estudo para
ganhar direito a um enunciado decentemente científico. E aqui parece-me
especialmente infeliz a nota (a) de Maritain (op.cit.pág.393):
Que Galileu não tenha realmente demonstrado
o movimento da Terra nada tem a ver aqui. Realmente foi somente depois
de Newton que o heliocentrismo se impôs a todos os homens de ciência. As
provas invocadas por Galileu não eram demonstrativas e pouco valiam.
Mas, antes de mostrar e sem estar ainda em condições de fazê-lo, há no
espírito do grande sábio uma percepção intuitiva que basta (grifo nosso) para lhe dar uma convicção da qual — certo ou errado
(grifo nosso), isto é outro assunto que diz respeito ao progresso da
ciência — ele absolutamente não duvida. Tal foi o caso para o gênio
intuitivo de Galileu.
Nesta
nota infelicíssima, onde se evidencia o empenho de glorificar um dos
motoristas do progresso da ciência, em detrimento do obscurantista Santo
Ofício, não reconhecemos o autor de Théonas, de Antimoderne, de Trois Rêformateurs, de Reflexiona sur l’Intelligence et sa Vie Propre,
não reconhecemos o severo e exigente filósofo que nos ensinou, entre
mil outras coisas, esta lição que eu já escrevi atrás e agora repito: a
honra e dignidade do cientista não consiste em ter acertado
(ou quase acertado) a proposição que outros demonstrarão, e da qual ele
mesmo, dizendo que a sente como se a tocasse, não sabe provar; não, mil
vezes não: a honra do cientista, do filósofo e do teólogo não é de natureza esportiva ou lotérica, não consiste em acertar à tort ou à raison, mas consiste essencialmente em dar as razões de sua proposição.
Os
tomistas, e com toda a razão, costumam ficar irritados quando os
franciscanos lhes dizem, ou melhor, lhes diziam com garbo que Duns
Scotus acertara na questão da imaculada conceição da
Virgem Santíssima, enquanto Santo Tomás perdera o ponto. Volvendo com
saudades aos bons tempos em que dominicanos e franciscanos discutiam
essas coisas, lembro-me de um O.P., não sei se Garrigou- Lagrange ou
Gardeil, que chegava a asseverar que no encaminhamento da proclamação do
dogma valeram mais os argumentos refutadores de Santo Tomás do que os
surtos intuitivos com que Duns Scotus, à fort ou à raison, afirmava.
No
caso Galileu, para terminar, direi que hoje, melhor do que nunca,
estamos em condições de apreciar a real e profunda intuição com que o
Santo Ofício sentiu a presença do monstro — o cientificismo e não a
ciência — que arrombava as porteiras e se precipitava para devastar uma
civilização. Mas nossa constatação não é triunfalista porque são muito
poucos os que participam dela; é antes melancólica, e tem todo o travo
de uma batalha perdida.
[1] Duas referências adicionais poderão ser importantes ao leitor: a primeira são os
artigos de Olavo de Carvalho sobre a Mente Revolucionária (por exemplo, A mentalidade revolucionária, Mensagem de Natal 2007, A lógica da destruição, Afinal, lutamos contra quem?). A segunda, sobre a “poluição nominalista”é o texto por mim traduzido de Richard Weaver e publicado neste blog sob o título A dissolução do Ocidente: uma introdução. (N. do B.)
artigos de Olavo de Carvalho sobre a Mente Revolucionária (por exemplo, A mentalidade revolucionária, Mensagem de Natal 2007, A lógica da destruição, Afinal, lutamos contra quem?). A segunda, sobre a “poluição nominalista”é o texto por mim traduzido de Richard Weaver e publicado neste blog sob o título A dissolução do Ocidente: uma introdução. (N. do B.)
[3] Não posso deixar de lembrar a passagem de Doutrina Cristã, Livro I, parte B, capítulo 11, item 11a, do grande Santo Agostinho: Ora,
nós não conseguiríamos nos purificar se a própria Sabedoria não se
houvesse dignado adaptar-se à nossa tão pequena fraqueza carnal, para
tornar-se modelo de vida, precisamente fazendo-se homem, visto sermos
nós homens. // Mas ao passo que agimos sabiamente quando nos aproximamos
da Sabedoria, ela, ao vir a nós, foi considerada, por homens soberbos,
como realizadora de loucura. Enquanto nós nos fortificamos ao nos
aproximar da Sabedoria, ela, ao se aproximar de nós, foi considerada
como realizadora de ato de fraqueza. Contudo, o que é loucura de Deus é
mais sábio do que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte do
que os homens (1Cor 1,25), // Eis por que a Sabedoria, sendo a pátria,
fez-se também caminho para levar-nos à pátria. (N. do B.)
[4] Dois textos adicionais são importantes sobre a questão do senso comum, ambos de Marcel de Corte: Common Sense in Crisis e Inteligência em Perigo. (N. do B.)
[5] Jacques Maritain, De 1'Eglise du Christ, Desclée de Brouwer, 1970, pág. 345 e seg.
[6] S. J. Mason, Histoire de la Science, Armand Colin, 1956, pág. 10.
[7] PERMANÊNCIA, n° 41, pág. 22.
[8]
Na verdade, a Renascença foi um dos períodos mais saturados de magia,
só não ultrapassando o Iluminismo nos séculos XVIII e XIX. Ver, sobre a
Renascença, Giordano Bruno e a Tradição Hermética, Francis A. Yates, Cultix, 1995. Ver, sobre o Iluminismo nos séculos XVII e XIX, Hope of the Wicked, Ted Flynn, Maxkol Communications, 2000, e the Theosophical Enlightenment, Joscelyn Godwin, State University of New York, 1994. (N. do B.)
[10] Oliver Brachfeld, Los Sentimentos de Inferioridade, Luiz Mirade, Barcelona, 1959, pág. 24 e seg.
[11] Ver, sobre o assunto, extenso estudo de Pietro Redondi: Galileu Herético, Companhia das Letras, 1991. (N. do B.)
[12] Jacques Maritain, op. cit.[13] Ibid.
Fonte: Blog do Prof. Antônio Emílio Angueth
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