segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DEUS EXISTE?

"Nunca houve uma sociedade humana em que a idéia de Deus não estivesse presente, normalmente como agente controlador e criativo. Isso se aplica até ás sociedades que deliberadamente optaram por um sistema de governo secular". Assim escreveu John Bowker no seu livro God -A Brief History (Deus - Uma Breve História).
O professor de Física Ulrich J. Becker, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, declarou ao comentar a existência de Deus: "Como posso existir sem ter tido um criador? Não sei de uma resposta convincente a esta pergunta."
Contradiz isso os conceitos científicos dele? O professor respondeu: "Se você descobriu como gira uma das engrenagens no 'relógio' - você pode especular sobre como as demais giram, mas você não tem como chamar isso de científico e é melhor deixar de lado a pergunta sobre quem deu corda ao relógio."
Contrário á opinião de alguns, muitos respeitados homens da ciência não descartam a idéia de que existe um Deus - um Grande Cérebro por trás da criação do universo e do homem.
Considere mais dois exemplos disso. Quando se pediu ao professor de Matemática John E. Fornaess, da universidade de Princeton, a sua opinião sobre a existência de Deus, ele disse: "Creio que existe um Deus e que ele dá estrutura ao universo em todos os níveis, desde as partículas elementares até os seres vivos , e os superaglomerados de galáxias."
O professor de Física Henry Margenau, da Universidade de Yale, disse que estava convencido de que as leis da natureza foram criadas por Deus, acrescentando: "Deus criou o Universo do nada, num ato que trouxe também á existência o tempo." Daí ele observou que no livro The Mystery of life´s Origin (O Mistério da Origem da Vida), três cientistas explicam que a existência de um Criador é uma explicação plausível para a origem da vida. Apoiando esse conceito, o astrônomo Fred Hoyle declarou que crer que a primeira célula surgiu por acaso é como crer que um tornado, que fustigasse um depósito de sucata cheio de peças de avião Boeing 747 desmontadas e espalhadas, poderia produzir um 747.
Um estudo divulgado em 1997 revelou que 4 em cada 10 cientistas americanos acreditavam em Deus como pessoa. Essa proporção havia permanecido praticamente sem alteração desde 1914, quando foi realizada uma pesquisa similar.
É compreensível que essa proporção seja menor em países onde prevalece um ponto de vista mais secular, como por exemplo nos países da Europa. No entanto, o jornal britânico The Guardian noticiou que "o nível de crença religiosa é maior entre os profissionais das ciências exatas, como física e geologia, e menor entre os profissionais de ciências sociais, como a antropologia". Acrescentou: "O Reino Unido tem organizações como Cristãos na Ciência." O jornal também observou que na Grã-Bretanha "o número de estudantes de ciências que freqüentam a igreja é bem maior em proporção do que os estudantes de belas-artes".
Mesmo assim, parece que a maioria dos cientistas faz pouco caso da idéia de um Criador. Seu desprezo exerce forte pressão sobre os colegas. O astrônomo Allan Sandage explica que "há uma certa relutância em revelar ser alguém que acredita em Deus". Por que se dá isso? "A humilhação", diz ele - a desaprovação e a censura dos colegas - "é muito severa".
Alguns cientistas dão-se conta de que rejeitar a Deus é um caminho escolhido não por evidência sólida cuidadosa, mas por apego a conjecturas e especulações.
Portanto, depois duma vida inteira de pesquisa e trabalho científicos bem sucedidos, o astrônomo Allan Sandage comentou: "Foi o estudo da ciência que me fez chegar à conclusão de que o mundo é muito mais complexo do que a própria ciência pode explicar. É somente por meio do sobrenatural que consigo entender o mistério de tudo que existe."
O físico australiano Paul Davies usou um argumento similar. "Sem dúvida, muitos cientistas... desdenham da noção de que pode existir um Deus, ou mesmo um princípio criativo impessoal." Ele acrescentou: "Pessoalmente, não compartilho de seu desdém... Não posso crer que a nossa existência no Universo seja um mero golpe do destino... um acidente no grande drama cósmico."
Grandes cientistas eram também grandes homens de fé no Criador, como o italiano Galileu Galilei (1564-1642), o inglês Isaac Newton (1642-1727), o polonês Nicolau Copérnico (1473-1543),e o alemão Albert Einstein (1879-1955), Nobel de Físico em 1921, pela descoberta do efeito foto-elétrico, disse: "Quanto mais acredito na ciência, mais acredito em Deus".
O criador da teoria da relatividade afirmou: "A ciência sem religião é paralítica; a religião sem a ciência é cega".
O astrônomo, matemático e físico Galileu disse: "Tanto as Escrituras Sagradas como a natureza procede da Palavra Divina... Duas verdades nunca podem contradizer-se".
O pai da cosmologia moderna, o inglês Stphen Hawking, acha fascinante a chamada "hipótese teológica", a idéia de que entender Deus seria o alvo supremo da física, mas alerta para o fato de que o caminho para chegar lá é a ciência, e não a metafísica ou o misticismo. Quando lhe perguntam se Deus teve um papel no universo antes do Big Bang, a explosão primordial que teria criado o cosmo, Hawking admite que sim. "Acha que só Ele pode responder porque o universo existe", diz o famoso astrofísico. (Veja,19/12/01, p.133).
"Foram minhas pesquisas que me levaram a Deus" afirmou Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Nobel de Física em 1903, por ter descoberto a radioatividade.
Muitos cientistas não vacilam em declarar que acreditam num Criador. Embora tenham uma vaga idéia sobre quem é Deus, alguns deles mesmo assim concordam que a evidência aponta para um Projetista Inteligente. Observe os seguintes comentários:
"Cada animal é, de certa forma, projetado especialmente para se ajustar ao ambiente específico em que vive. Não posso deixar de atribuir a complexidade de tal projeto a um Criador, em vez de as forças evolucionárias movidas ao acaso". Bob Hosken - bioquímico Australiano
"Como cientista, vejo o mundo em minha volta e observo mecanismos de engenharia com uma complexidade tão notável que chego à conclusão de que há um projeto inteligente por trás de tal ordem complexa". Andrew Mcintosh, Matemático britânico.
"A complexidade da natureza indica claramente que existe um Criador. Cada sistema físico e biológico, quando compreendido, mostra incrível complexidade". John K. G. Kramer, Bioquímico canadense.
"A ordem no mundo vivo é muitíssimo evidente. Foi estabelecida por uma Força superior que eu pessoalmente chamo de Deus. É nesse sentido que a fé está de acordo com a verdade científica e a completa, em vez de contradizê-la, fornecendo um entendimento mais simples do Universo". Jean Dorst, Biólogo francês.
O grande cientista francês Louis Pasteur (1822-1825), fundador da microbiologia, descobridor da vacina, que revolucionou a medicina e salvou muitas vidas dizia: "A pouca ciência afasta de Deus, a muita ciência leva a Deus".

Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de Teologia Sistemática
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
e-mail: pe.inaciojose.osbm@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário