1891: Leão XIII: Rerum Novarum ("Das coisas novas" - Sobre a Situação dos Trabalhadores)
· Define os direitos e as responsabilidades do capital e do trabalho;
· descreve a justa função do governo;
· defende os direitos dos trabalhadores à organização de associações para tentarem conseguir salários justos e condições de trabalho justas.
1931: Pio IX: Quadragesimo Anno ("No quadragésimo ano" - Sobre a Reconstrução da Ordem Social)
· Denuncia os efeitos da cobiça e da concentração do poder econômico
sobre os trabalhadores e sobre a sociedade;
· clama pela justa distribuição da riqueza segundo as exigências do bem comum e da justiça social;
· defende o direito à propriedade e alarga a oportunidade de acesso à mesma;
declara a finalidade social da propriedade e o seu papel na promoção da
harmonia entre as classes sociais.
1961: João XXIII: Mater et Magistra ( "A Mãe e Mestra" - Cristianismo e Progresso Social)
· Lamenta a crescente distância entre as nações pobres e as nações ricas, a corrida aos armamentos e os apuros dos agricultores;
· defende a participação dos trabalhadores na posse, gestão e lucros das empresas;
· promove o auxílio aos países menos desenvolvidos, isento de intenções dominadoras;
· torna a doutrina social da Igreja parte integrante da vida cristã: convoca os cristãos a trabalharem por um mundo mais justo.
1963: João XXIII: Pacem in Terris (Paz na Terra)
· Define o âmbito completo dos direitos humanos enquanto fundamentos da paz;
· incita ao desarmamento;
· reconhece que todas as nações têm igual dignidade e igual direito ao seu próprio desenvolvimento;
· promove a revisão da distribuição de recursos e o controlo das políticas das empresas multinacionais;
· promove políticas estatais que favoreçam o acolhimento dos refugiados;
· propõe um conceito de sociedade baseada na subsidiariedade;
· indica a ONU como autoridade pública mundial encarregada da promoção do bem comum mundial;
· integra fé e ação.
1965: Concílio Vaticano II : Gaudium et Spes ("Alegria e Esperança" - A Igreja no Mundo Atual)
· Deplora a pobreza mundial e a ameaça de guerra nuclear crescentes;
· fundamenta as decisões políticas e econômicas na dignidade humana;
· perspectiva a paz como ordenamento da sociedade com base na justiça;
· estabelece o conceito duma comunidade internacional baseada na subsidiariedade;
· estabelece organizações para fomentar e harmonizar o comércio internacional;
· declara a responsabilidade dos cristãos na construção dum mundo mais justo e mais pacífico.
1967: Paulo VI: Populorum Progressio ("O progresso dos povos" - Sobre o Desenvolvimento dos Povos)
· Afirma os direitos das nações pobres ao desenvolvimento humano pleno;
· denuncia as estruturas econômicas que promovem a desigualdade;
· reconhece que o desenvolvimento autêntico não fica limitado ao crescimento econômico;
· ensina que os recursos devem ser partilhados mediante subsídios, assistência técnica, relações comerciais justas - e propõe a constituição dum Fundo Mundial que encaminhe os capitais agora gastos em armamentos, para os pobres;
· ensina que a propriedade privada não é direito absoluto de ninguém;
· indica obrigações recíprocas para as multinacionais: estas empresas deveriam ser pioneiras da justiça social;
· incita ao bom acolhimento dos jovens e dos trabalhadores emigrantes de nações pobres.
1971: Paulo VI: Octogesima Adveniens ( "Chegando a octogésima" - Convocação à Ação)
· Incita à ação política em prol da justiça econômica;
· Pede uma análise objetiva da situação da sociedade de cada um para individuar medidas em prol da justiça;
· Pede uma resposta aos cristãos individualmente, e às Igrejas locais em geral, para situações de injustiça;
· Solicita ação política orientada para a mudança.
1971: Sínodo dos Bispos: A Justiça no Mundo
· Apóia a adesão à Declaração dos Direitos Humanos da ONU;
· defende o direito ao desenvolvimento que inclua, tanto o crescimento econômico como a participação econômica e política do povo;
· pede comedimento na corrida aos armamentos e ao comércio;
· reconhece pecado individual e pecado social;
· exige que as práticas e modo de vida da Igreja encarnem um modelo de justiça que a torne credível na pregação da justiça;
· determina que a ação em prol da justiça é elemento constitutivo de se ser cristão.
1975: Paulo VI: Evangelii Nuntiandi ("O Evangelho a anunciar" - A Evangelização no Mundo Atual)
· Que se proclame o Evangelho como libertação da opressão, se assistam as pessoas nessa libertação, se dê testemunho dela e se garanta a sua realização;
· que se perspective a justiça social como parte integrante da fé; e que se passe da doutrina social à sua atuação;
· que se faça a integração da transformação pessoal e da transformação da sociedade.
1979: João Paulo II: Redemptor Hominis (O Redentor da Humanidade)
· Que os direitos humanos sejam adotados como princípios básicos de todos os programas, sistemas e regimes;
· que os investimentos em armamentos se transformem em investimentos em alimentação ao serviço da vida;
· que se evite a exploração da terra;
· que todos trabalhem em conjunto na transformação das estruturas econômicas.
1981: João Paulo II: Laborem Exercens (Sobre o Trabalho Humano)
· Afirma a dignidade do trabalho, com base na dignidade do trabalhador;
· estabelece uma ligação entre a dedicação à justiça e a procura da paz;
· pede que se fomente a prática de salários justos, posse conjunta, tal como participação na gestão e nos lucros, por parte dos trabalhadores;
· afirma o direito de todos os trabalhadores a formarem associações e a defenderem os seus interesses vitais;
· pede que os trabalhadores imigrantes sejam tratados segundo os padrões aplicáveis aos cidadãos;
· incita à justiça no emprego enquanto responsabilidade da sociedade, do patrão e do trabalhador.
1987: João Paulo II: Sollicitudo Rei Socialis (A Solicitude Social da Igreja)
· Que se divulgue a doutrina da Igreja, especialmente a opção pelos pobres;
· Que se crie a vontade política de instituir mecanismos justos para o bem comum da humanidade;
· Que se dediquem os recursos para armas ao alívio da miséria humana;
· Que se reconheça a injustiça de alguns poucos terem tanto e de tantos não terem quase nada;
· Que o desenvolvimento seja planificado no respeito pela natureza;
· Que se convoquem as pessoas para a conversão à solidariedade - à luz da interdependência;
· Que se identifiquem as estruturas que impedem o desenvolvimento pleno dos povos;
· Que se reformem tanto o comércio internacional como os sistemas financeiros;
· Que se denunciem as estruturas pecaminosas.
1991: João Paulo II: Centesimus Annus (O Ano Centenário)
· Que se identifiquem as falhas das economias, tanto socialista como de mercado;
· Que se aliviem ou perdoem as dívidas dos países pobres;
· Que se avance com o desarmamento;
· Que se simplifiquem os estilos de vida e se elimine o desperdício nas nações ricas;
· Que se implementem práticas públicas a favor do emprego pleno e da segurança laboral;
· Que se estabeleçam instituições para tratar do controle das armas;
· Que se apele aos países ricos para sacrificarem seus lucros e poderio.
1994: João Paulo II: Tertio Millenio Adveniente (O Ano Jubilar 2000)
O compromisso com…
· a justiça e a paz
· o levantar das nossas vozes a favor dos pobres de todo o mundo
· a redução substancial ou o cancelamento total da Dívida Internacional
· a reflexão sobre as dificuldades de diálogo entre as várias culturas; e sobre os problemas relacionados com os direitos das mulheres.
1995: João Paulo II: Evangelium Vitae (O Evangelho da Vida)
Reconhecimento do valor sagrado da vida humana do princípio ao fim.
Aponta como forças negativas:
· a violência contra a vida de milhões de seres humanos, especialmente crianças, que são forçados a viver na pobreza, na desnutrição e na fome devido à distribuição injusta dos recursos;
· as guerras e o comércio de armas;
· a destruição ecológica;
· a difusão criminosa das drogas;
· a promoção de certos tipos de atividade sexual que, além de ser moralmente inaceitável, também cria enormes riscos para a vida;
· o aborto provocado, designado por "uma estrutura pecaminosa";
· o infanticídio de bebês nascidos com graves incapacidades ou doenças;
· a eutanásia e sua legalização;
· o controle da natalidade usado como meio de controle do aumento da população das nações mais pobres;
· o suicídio assistido
Temas da Doutrina Social da Igreja
ANTROPOLOGIA CRISTÃ
a) Dignidade do Homem, Imagem de Deus
· Divini Redemptoris, 30 e 32-33
· Mater et Magistra, 219-220
· Pacem in Terris, 31; 28-34 e, especialmente, 44
· Gaudium et Spes, 31
· Ecclesiam Suam, 19
· A Liberdade e a Libertação Cristãs, 20, 34
· Laborem Exercens, 4-9
· Orientações, n.º 31
· Catecismo, 355-379; 1700-1709
b) O Homem, Caminho da Missão da Igreja
· Gaudium et Spes, 1 e 3
· Evangelii Nuntiandi, 29, 31, 33, 35, 36, 38
· Redemptor Hominis, 13-14
c) A Aspiração Humana à Liberdade
· Gaudium et Spes, 24 e 29
d) O Homem e a Mulher como Pessoas Solidárias
· Mater et Magistra, 218-219; 59-67
· Pacem in Terris, 31
· Gaudium et Spes, 24-25
· A Liberdade a Libertação Cristãs, 73
e) Igualdade Fundamental de Todas as Pessoas
· Gaudium et Spes, 24 e 29
f) Primado das Pessoas sobre as Estruturas
· Instruções sobre a Liberdade e a Libertação Cristãs, 73, 75
· Gaudium et Spes, 31
· Redemptor Hominis, 14
· Reconciliatio et Poenitentia, 16
g) Estruturas Pecaminosas
· Gaudium et Spes, 13, 25
· Instrução sobre a Liberdade e a Libertação Cristãs, 75
· Sollicitudo Rei Socialis, 36 a 37
· Centesimus Annus, 38
· Catecismo, 1878 a 1889
DIREITOS HUMANOS
a) Violação dos Direitos Humanos
· Gaudium et Spes, 27
· Octogesima Adveniens, 23; cfr. Redemptor Hominis, 17
· Sollicitudo Rei Socialis, 15, 26, 33
b) Panorâmica dos Direitos Fundamentais
· Pacem in Terris, 143 a 144, 11 a 34; 75 a 79
· Gaudium et Spes, 27, 79, 29, 60, 52, 75, 71, 67, 68, 65, 69, 59
· Octogesima Adveniens, 23
· Puebla, 3890 a 3893
· Redemptor Hominis, 17
· Sollicitudo Rei Socialis, 26, 33 a 34
c) Direitos Humanos como Exigência Evangélica
· Puebla: Discurso de Abertura
· Instrução sobre a Liberdade e a Libertação Cristãs, 65
O BEM COMUM
· Mater et Magistra, 65, 71, 78 a 81
· Pacem in Terris, 53 a 66, 136
· Gaudium et Spes, 26, 74
· Populorum Progressio, 54
· Octogesima Adveniens, 46
· Redemptor Hominis, 17
· Sollicitudo Rei Socialis, 26, 33 a 34
· Centesimus Annus, 9, 37 a 38, 47
· Catecismo, 1897 a 1912
SOLIDARIEDADE E SUBSIDIARIEDADE
a) Definição, Correlação e Fundamentação
· Gaudium et Spes, 32, 80
· Instrução sobre a Liberdade e a Libertação Cristãs, 73
· Orientações, 38
· Catecismo, 1883 a 1884, 1939 a 1942, 2437 a 2440
b) Solidariedade
· Pio XII, Radiomensagem de Natal de 1952, 26 a 27
· Pacem in Terris, 98
· Sollicitudo Rei Socialis, 38 a 40
· Centesimus Annus, 10c, 33, 41d, 51
c) Subsidiariedade
· Quadragesimo Anno, 79 a 80
· Mater et Magistra, 51 a 52, 54 a 55, 57 a 58
· Pacem in Terris, 140 a 141
· Laborem Exercens, 17
d) Participação Social
· Mater et Magistra, 91 a 92
· Gaudium et Spes, 31, 55, 59, 63, 63, 68
· Octogesima Adveniens, 22, 24, 46 a 47
· Instrução sobre a Liberdade e a Libertação Cristãs, 86, 95
· Orientações, 40
· Sollicitudo Rei Socialis, 45
· Centesimus Annus, 33
· Catecismo 1913 a 1917
DESTINO UNIVERSAL DOS BENS
· Gaudium et Spes, 69-71
· Populorum Progressio, 22 a 23
· Libertas Christiana, 90
· Centesimus Annus, 30 a 32
PROPRIEDADE PRIVADA
· Rerum Novarum, 3, 12 a 16
· Quadragesimo Anno, 44 a 52
· Mater et Magistra, 104 a 121
· Gaudium et Spes, 69 a 71
· Populorum Progressio, 19, 22 a 24
· Laborem Exercens, 14
· Sollicitudo Rei Socialis, 15
PROPRIEDADE PÚBLICA
· Rerum Novarum, 23 a 25
· Quadragesimo Anno, 105 a 110
· Mater et Magistra, 51 a 67
· Gaudium et Spes, 70 a 71
· Populorum Progressio, 23 a 24, 33 a 34
· Laborem Exercens, 14
· Sollicitudo Rei Socialis, 15
TRABALHO E SALÁRIO
a) Reflexão sobre o Trabalho Humano
· Rerum Novarum, 32
· Mater et Magistra, 82-103
· Gaudium et Spes, 67
· Laborem Exercens, 1, 3, 4 a 10, 18 a 19, 22 a 27
· Sollicitudo Rei Socialis, 18
b) Salário de Família ou Salário Individual?
· Rerum Novarum, 32 a 33
· Quadragesimo Anno, 71
· Laborem Exercens, 19
c) O Sistema Salarial Reduzirá as Pessoas a uma Categoria Comercial?
· Quadragesimo Anno, 64 a 68
· Mater et Magistra, 75 a 77
· Laborem Exercens, 19
d) O Problema Prático: Nível Salarial
· Rerum Novarum, 32
· Quadragesimo Anno, 70 a 75
· Mater et Magistra, 68, 71
GREVES
· Rerum Novarum, 29
· Quadragesimo Anno, 94
· Gaudium et Spes, 68
· Octogesima Adveniens, 14
· Laborem Exercens, 20
SINDICATOS
· Rerum Novarum, 34 a 40
· Quadragesimo Anno, 34 a 38, 81 a 97
· Mater et Magistra, 97 a 103
· Gaudium et Spes, 68
· Populorum Progressio, 38 a 39 e Octogesima Adveniens, 14
· Laborem Exercens, 20
· Sollicitudo Rei Socialis, 15
POLÍTICA E POLÍTICOS
· Gaudium et Spes, 73, 76
· Octogesima Adveniens, 3 a 4, 48 a 51
· Sollicitudo Rei Socialis, 47 a 48
COMUNIDADE CIVIL E COMUNIDADE POLÍTICA
a) Caracterização
· Gaudium et Spes, 74a
b) Autoridade
· Pacem in Terris, 46 a 52
· Gaudium et Spes, 74b-e
c) O Bem Comum
· (Ver atrás)
PODER POLÍTICO
a) O Estado, uma Organização Política
· Mater et Magistra, 20 a 21, 44, 52 a 53, 104, 201 a 202
· Pacem in Terris, 68 a 69, 72, 75-79, 130 a 131
· Gaudium et Spes, 73 a 75
· Ocotgesima Adveniens, 46
b) Regimes Políticos
· Pacem in Terris, 52, 68, 73
· Gaudium et Spes, 73, 74, 75
· Redemptor Hominis, 17
· Sollicitudo Rei Socialis, 41
COMPROMISSO SÓCIOPOLÍTICO DO CRISTÃO
a) Antes da Populorum Progressio (Deveres dos Patrões e dos Trabalhadores)
· Rerum Novarum, 14 a 16
· Quadragesimo Anno, 50 a 51, 63 a 64, 78, 141 a 142
· Mater et Magistra, 51, 82 a 84, 91, 122
· Gaudium et Spes, 65 a 70
b) Depois da Populorum Progressio
- Sobre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento:
· Populorum Progressio, 14, 19 a 21, 43 a 51, 56 a 59
· Octogesima Adveniens, 24 a 25, 37, 46 a 51
· RS, 27 a 39
- Sobre a ação na sociedade:
· Pacem in Terris, 146 a 152
· Gaudium et Spes, 36, 75 a 76
· Octogesima Adveniens, 3 a 4, 48 a 51
· Sollicitudo Rei Socialis, 47 a 48
- Sobre o pluralismo político dos cristãos:
· Octogesima Adveniens, 50 a 51
c) Princípios Animadores duma política Humanista
- Verdade, Justiça, Amor e Liberdade:
· Pacem in Terris, 35
· Gaudium et Spes, 26c, 27 a 28
· Octogesima Adveniens, 23, 45
- Igualdade e Participação:
· Pacem in Terris, 73
· Gaudium et Spes, 75
· Octogesima Adveniens, 24 a 25, 47
- Libertação:
· Discurso de João Paulo II na Abertura do CELAM, III, 5 e 6
· Sínodo dos Bispos: A Justiça no Mundo, 50 a 51
d) Ideologias e Utopias
· Octogesima Adveniens, 25 a 37
A COMUNIDADE INTERNACIONAL
a) Princípios Básicos
· Gaudium et Spes, 84
b) Relações Internacionais
· Pacem in Terris, 86 a 108, 120 a 125
· Gaudium et Spes, 85 a 90
· Populorum Progressio, 78
· Centesimus Annus, 21, 27
· Sollicitudo Rei Socialis, 14, 16, 43, 45
VIOLÊNCIA SOCIAL
a) Tipologia da violência social
- Violência estrutural
- Violência Revolucionária
· Pacem in Terris, 161 a 162
· Populorum Progressio, 30 a 31
· Laborem Exercens, 11 a 13
- Violência de guerra
· Pacem in Terris, 109 a 116
· Gaudium et Spes, 77 a 82
· Populorum Progressio, 53, 78
· Sollicitudo Rei Socialis, 10, 20, 23 a 24; 39
b) Não Violência Ativa
· Gaudium et Spes, 79
· Instrução sobre a Liberdade e a Libertação Cristãs, 77 a 79
· Catecismo, 2306
PAZ
a) A Realidade da Guerra
· Pacem in Terris, 109-117
· Gaudium et Spes, 79 a 80, 82
· Centesimus Annus, 14 b, 17a, b; 19a
· Catecismo 2307 a 2317
b) O Escândalo dos Armamentos e o Desarmamento
· Pacem in Terris, 109 a 112
· Gaudium et Spes, 81
· Populorum Progressio, 53
· Sollicitudo Rei Socialis, 23 a 24
· Centesimus Annus, 28c
c) A Ética da Paz
- A Paz acima de tudo
· Pacem in Terris
- O trabalho de cada um em prol da paz
· Gaudium et Spes, 78 a 82
· Catecismo, 2302 a 2305
- Desenvolvimento, o novo nome da paz
· Populorum Progressio, 76
- A paz, fruto da justiça e da solidariedade
· Gaudium et Spes, 78
· Sollicitudo Rei Socialis, 26, 39
· Centesimus Annus, 5c, 23c, 28c, 29a
A FÉ CRISTÃ E A CULTURA
· Gaudium et Spes, 53 a 62
· Populorum Progressio, 12 e ss, 40, 41, 42
· Centesimus Annus, 32 e ss, 38 a 41, 50 a 52
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
a) A Atitude Cristã perante os MCS
· Octogesima Adveniens, 20
- Valores a seguir
· Communio et Progressio, 14 a 17
- Riscos a evitar
· Communio et Progressio, 33 a 47; 75 a 76
- Propaganda
· Communio et Progressio, 23, 30, 59 a 62
- Opinião Pública
· Communio et Progressio, 26 a 32, 114 a 125
ECOLOGIA
· Mater et Magistra, 196 a 199
· Octogesima Adveniens, 21
· Redemptor Hominis, 8 e 15
· Laborem Exercens, 4
· Sollicitudo Rei Socialis, 26, 29, 34
· Centesimus Annus, 37 a 38
· Mensagem de João Paulo II no Dia Mundial da Paz (1-1-1990): Paz com Deus Criador, paz com toda a Criação
· Catecismo, 299 a 301, 307, 339 a 341, 344, 2415 a 2418
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