domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lepanto

Maria na Devoção Popular

Nossa Senhora de Lepanto
Lepanto é uma cidade marítima da Grécia, na Província de Acarnânia, junto ao estreito do mesmo nome que liga o golfo de Patras ao golfo de Corinto, no passado, região muito próspera.   

Os muçulmanos tentavam dominar a Europa e tinham como alvo exterminar o nome cristão por meio da força armada. Por sua vez, o Papa convocou os cristãos a lutarem contra essa avalanche destruidora da Igreja. Dando o exemplo, pôs-se à frente e com orações contínuas, sobretudo o santo Rosário, implorava aos céus que o nome de Jesus prevalecesse.

Acorrendo ao chamado do sumo Pontífice Pio V, as nações católicas  sob o comando de Dom João da Áustria, em 1571, obtiveram vitória expressiva sobre os turcos. Ao som do cântico “Deus salva”, os marinheiros da cruz afrontaram a morte combatendo como verdadeiros heróis. Os muçulmanos tiveram uma baixa expressiva em suas fileiras. O mais importante, entretanto, além de impedir o domínio anticristão, alvo dos sarracenos, o exército cristão libertou 25 mil escravos aprisionados nos porões dos navios turcos.

Ticiano perpetuou esse fato por meio de um esplêndido quadro, Alegoria da Batalha de Lepanto. Estava com 94 anos quando idealizou essa obra que se encontra no Museu de Madri.

No mesmo instante da vitória, estando reunidos o Papa Pio V e os Cardeais na sala do Consistório, de repente, ele se levanta, abre a janela, olha para o céu e fala: “Deixemos os negócios: vamos dar graças a Deus pela vitória que acaba de conceder ao exército cristão”. Esse acontecimento foi atestado como verdadeiro e consta no processo de canonização de São Pio V.

Em sinal de agradecimento, o Papa acrescentou na ladainha de Nossa Senhora a invocação: “Auxílio dos Cristãos, rogai por nós”. Instituiu também a festa de Nossa Senhora da Vitória. Tais acontecimentos são lembrados em 7 de outubro, dia em que se realizaram as maravilhas de Deus sob a proteção da Santíssima Virgem.

Além de Nossa Senhora das Vitórias, o povo cristão homenageia a Mãe de Deus com o título de Nossa Senhora de Lepanto. Essa vitória sobre os inimigos nos anima a não temer as investidas do mundo sedutor e da nossa própria carne fraca, aplicando as palavras de São Paulo:  Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros (Gálatas, 5,17).

Oração
Senhor Deus dos exércitos, que destroçaste o exército do Faraó, afogando-o no mar e tantos outros que aniquilaste com o sopro do teu poder, assim como reduziste a nada os inimigos do teu povo escolhido, rezando o Rosário em Lepanto, faze que, por meio de tua querida Filha,  Esposa do Divino Espírito Santo, Mãe de teu Filho Redentor, consigamos sempre  dominar nossos inimigos espirituais, guardando-nos sob o amparo perpétuo, Nossa Senhora da Vitória, Maria.   Amém.

0 comentários:

Postar um comentário